Até Silvio Santos quis? Bozo teve ao menos 15 intérpretes e muita confusão
Luis Ricardo, um dos intérpretes do Bozo, reencontrou a criança que aparecia chorando em uma foto famosa de quando ele ainda interpretava o palhaço. Em publicação no Instagram, ele posou ao lado do rapaz e brincou: "Antes ele chorou, hoje foi só sorrisos".
Quem cresceu nos anos 1980, porém, nem imaginava que havia mais de um intérprete por baixo do figurino e da maquiagem do palhaço. Segundo o jornalista e crítico de TV Mauricio Stycer, inclusive, até Silvio Santos cogitou interpretar, ele mesmo, o personagem.
Pelo menos 15 Bozos já passaram pela televisão brasileira. Wanderley Tribeck, Luis Ricardo, Arlindo Barreto, Marcos Pajé e Décio Roberto foram os principais intérpretes do Bozo no SBT, mas eles tinham substitutos: Edilson Oliveira, Luiz Leandro e Paulo Seyssel Neto.
No Rio de Janeiro, Charles Myara e Nanni Souza se revezaram como Bozo. Jonas Santos e Evandro Antunes atuaram em Minas Gerais e Cau Alves foi o palhaço na Bahia. Além deles, dois artistas interpretaram Bozo nos anos 2000: André Luiz (em eventos especiais do SBT) e Jean Santos, na retomada do programa, em 2013.
Relembre alguns deles:
Wanderley Tribeck
Primeiro Bozo do SBT, Wanderley Tribeck conquistou Larry Harmon, intérprete e dono do palhaço nos EUA, e foi escolhido por ele em 1979. Ele interpretou o palhaço até 1982, quando o programa saiu do ar.
Luis Ricardo
Luis Ricardo trabalhava no circo da família quando foi descoberto por Valentino Guzzo (Vovó Mafalda), que o convidou para fazer mágica e equilibrismo no "Bozo". O garoto agradou, fez teste para substituir Wanderley Tribeck e interpretou o palhaço por mais tempo, oito anos.
Arlindo Barreto
Inspiração para o cineasta Daniel Rezende filmar "Bingo", Arlindo Barreto era ator de novelas e pornochanchadas antes de virar Bozo. A perda da mãe, a atriz Márcia de Windsor, levou o artista para a cocaína. Ele chegou a apresentar o programa infantil com algodões no nariz para não sangrar. Evangélico há 30 anos, Arlindo é pastor.
Marcos Pajé
Marcos Pajé tocava na banda do Bozo e passou no teste para interpretar o palhaço. O artista tornou-se dependente de cocaína e crack e chegou a morar em uma favela por causa do vício, mas se converteu e hoje conta sua história em igrejas evangélicas.
Edilson Oliveira
Quando Arlindo Barreto se afastou do programa, o então produtor Edilson Oliveira passou nos testes e se revezou como Bozo ao lado de Luis Ricardo. Dois anos depois, Arlindo retornou e Edilson passou a interpretar outro personagem, Tereuteuteu. Nos anos 90, trabalhou com Eliana e fez sucesso como Melocoton e Chiquinho.
Luiz Leandro
Luiz Leandro foi escolhido entre mais de 30 candidatos para interpretar Bozo em 1986. Ele tinha experiência como palhaço Remelexo no circo do pai, Luizão, em Osasco, na Grande São Paulo.
Paulo Seyssel Neto
Silvio Santos chegou a escalar um cinegrafista para viver Bozo. Paulo Seyssel tinha sangue de palhaço nas veias: além de cameraman do SBT, era sobrinho-neto de Arrelia e primo de Gibe (Papai Papudo), e também se apresentava como Pula Pula. Ele revezou a apresentação do programa infantil com Luis Ricardo, mas a experiência durou pouco porque era magro demais.
Charles Myara
Primeiro Bozo do Rio de Janeiro, Charles Myara foi palhaço entre 1982 e 1985, quando parte do programa era produzida e exibida por retransmissoras do SBT.
Nanni Souza
Nanni Souza era produtor musical da TVS Rio e interpretou Bozo na capital fluminense até o programa ser produzido apenas em São Paulo.
Evandro Antunes
Evandro Antunes tinha experiência com crianças no grupo Os Alegríssimos e passou no teste para ser o segundo Bozo de Minas Gerais.
*Com reportagem publicada em 11/09/2017
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.