Topo

Preta Gil sobre divórcio: 'Instinto de sobrevivência me fez querer separar'

Colaboração para Splash, no Rio de Janeiro

05/06/2023 09h04

Preta Gil, 48, em entrevista à revista Marie Claire:

Decisão de se separar partiu da cantora. Na entrevista, a revista apontou a estatística do Conselho Nacional de Mastologia de que 70% das mulheres em tratamento oncológico são deixadas por seus companheiros. "Essa escolha coincidiu de ser no meio de um tratamento oncológico, então eu não me considero parte dessa estatística", declarou.

Porém, quatro dias depois, a cantora reavaliou e afirmou fazer parte do percentual. "Infelizmente, eu faço parte dessa estatística, sim, porque de fato o relacionamento acabou. Por mais que não estivesse bom até então, e por mais que eu tenha decidido separar? A decisão foi minha, mas já estava acabando. O casamento não superou um tratamento oncológico. Não é tão pragmático. A gente fica tentando justificar. Existem nuances em uma separação tão sofrida como foi a minha. Mas eu faço parte, sim. A gente não conseguiu passar por isso", disse.

Instinto de sobrevivência fez a cantora querer se separar. "Meu instinto de sobrevivência me fez querer me separar, mesmo eu estando com câncer, porque não estava me fazendo bem. E é machista achar que preciso ficar casada para ser cuidada. Por que o marido é mais importante que a mãe, o pai, a irmã, o amigo? Isso é um traço do patriarcado, que coloca essa importância tão grande no homem", desabafou.

A cantora afirmou que, depois de um tempo, percebeu que essa decisão é prova da profundidade do seu mergulho. "Se, neste momento, não for para descer fundo, repensar, então para quê? Estou tendo uma segunda chance de viver e isso tem um propósito", afirmou ela.

Conversa com o pai, Gilberto Gil, sobre a morte. "A morte é um assunto muito tabu, principalmente no Ocidente. Ninguém fala da morte. Mas eu tenho um pai que fala de uma forma natural sobre isso. Temos conversado bastante."

Significado da morte. Depois da septicemia, uma infecção através do cateter da quimioterapia que ela teve em março, ela conta que os dois tiveram uma conversa verdadeira e bonita e entendeu o significado da morte.

Eu realmente comecei a ver a morte de outro jeito. É uma realidade que a finitude pode chegar para mim mais rápido. Sempre tive muito medo de morrer, hoje não tenho mais. No fundo, porque sei que a morte não vai chegar agora. Mas estou preparada.

Sinceridade vinda do pai em meio ao seu tratamento contra câncer. "De uns anos para cá, aprendi a usufruir da sabedoria do meu pai. Muitas coisas podem parecer assustadoras em um primeiro momento, mas são reveladoras e transformadoras depois."

O que aconteceu?

O casamento de Preta Gil e Rodrigo Godoy chegou ao fim após 7 anos. Segundo o colunista de Splash Lucas Pasin, os dois tentaram se reconciliar, mas não teve volta. O personal até já saiu da casa que dividia com a cantora.

Atualmente, Preta Gil está em tratamento contra um câncer, que descobriu em 2022. Em janeiro, ela chegou a agradecer o companheirismo de Rodrigo durante essa fase de enfrentamento à doença.

No momento, ela tem ficado ao lado de familiares e amigos.

À época, Preta se manifestou no Instagram para afirmar que estava muito abalada com as "fofocas a respeito do casamento".