Topo

Filha de Rafael Zulu é vítima de racismo em colégio no RJ

A filha de Rafael Zulu teria sofrido racismo - Reprodução/Instagram
A filha de Rafael Zulu teria sofrido racismo Imagem: Reprodução/Instagram

De Splash, em São Paulo

07/06/2023 13h48

Luiza Zulu, 16, filha de Rafael Zulu, 40, foi vítima de racismo no Colégio PH, onde estuda, em Niterói (RJ), em março de 2023.

O ato foi praticado por dois adolescentes que também frequentam a unidade de estudo e um boletim de ocorrência foi aberto. A informação foi revelada pelo site Leo Dias e confirmada a Splash pelo colégio.

Em nota enviada, a assessoria do Colégio PH diz que "repudia qualquer atitude discriminatória e o ocorrido não condiz com os valores e com as diretrizes adotadas pelo colégio, que zela pelo bem-estar e pelo acolhimento de todos os seus estudantes."

"Em março, uma investigação interna foi instaurada e o conselho tutelar foi acionado. O Regimento Interno do colégio prevê sanções a casos como esse."

"A instituição de ensino tem como compromisso construir uma cultura antirracista, reafirmando que a construção de uma sociedade verdadeiramente inclusiva e igualitária é e sempre será uma responsabilidade diária do pH.

Para atingirmos esse objetivo, construímos nosso currículo com uma disciplina chamada "Convivência", em que os alunos são convidados a refletir sobre temas como o racismo e suas manifestações. Também temos um projeto de Educação Decolonial Antirracista, para aprofundar esse debate com os alunos. Além disso, no trabalho com Literatura, fazemos questão de inserir, intencionalmente, autores e autoras negros brasileiros e livros que trazem pessoas negras como protagonistas; no trabalho em Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia) buscamos trazer a cultura afro-brasileira para debate. Por fim, frequentemente realizamos rodas de conversa e palestras sobre esse tema para nossos alunos."

Procurada, a assessoria não se pronunciou sobre o assunto. Quando houver resposta, esta nota será atualizada.