Filha de Rafael Zulu é vítima de racismo em colégio no RJ
Luiza Zulu, 16, filha de Rafael Zulu, 40, foi vítima de racismo no Colégio PH, onde estuda, em Niterói (RJ), em março de 2023.
O ato foi praticado por dois adolescentes que também frequentam a unidade de estudo e um boletim de ocorrência foi aberto. A informação foi revelada pelo site Leo Dias e confirmada a Splash pelo colégio.
Em nota enviada, a assessoria do Colégio PH diz que "repudia qualquer atitude discriminatória e o ocorrido não condiz com os valores e com as diretrizes adotadas pelo colégio, que zela pelo bem-estar e pelo acolhimento de todos os seus estudantes."
"Em março, uma investigação interna foi instaurada e o conselho tutelar foi acionado. O Regimento Interno do colégio prevê sanções a casos como esse."
"A instituição de ensino tem como compromisso construir uma cultura antirracista, reafirmando que a construção de uma sociedade verdadeiramente inclusiva e igualitária é e sempre será uma responsabilidade diária do pH.
Para atingirmos esse objetivo, construímos nosso currículo com uma disciplina chamada "Convivência", em que os alunos são convidados a refletir sobre temas como o racismo e suas manifestações. Também temos um projeto de Educação Decolonial Antirracista, para aprofundar esse debate com os alunos. Além disso, no trabalho com Literatura, fazemos questão de inserir, intencionalmente, autores e autoras negros brasileiros e livros que trazem pessoas negras como protagonistas; no trabalho em Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia) buscamos trazer a cultura afro-brasileira para debate. Por fim, frequentemente realizamos rodas de conversa e palestras sobre esse tema para nossos alunos."
Procurada, a assessoria não se pronunciou sobre o assunto. Quando houver resposta, esta nota será atualizada.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.