'Sangue pela perna', choque séptico: Preta Gil expõe drama contra câncer
Preta Gil, 48, descobriu um câncer no intestino após seis dias internada em um hospital do Rio de Janeiro em 10 janeiro. Desde então, a cantora e empresária compartilhou o passo a passo do tratamento com os fãs.
A cantora fez a última sessão de radioterapia ontem na capital paulista, onde vive desde que iniciou o tratamento. Agora, ela volta para casa no Rio de Janeiro.
"Em agosto, eu volto (a São Paulo) para fazer uma cirurgia e retirar o tumor, com a esperança de que a radioterapia tenha diminuído ele", disse em entrevista a Ana Maria Braga, no "Mais Você" (TV Globo).
O que Preta Gil já disse sobre a doença?
Descoberta: "Tenho adenocarcinoma na porção final do intestino. Inicio meu tratamento já na próxima segunda-feira e conto com a energia de todos para seguir tranquila e confiante."
Confiança no início do tratamento: "Amores, vim aqui gravar esse vídeo para vocês em retribuição a todo amor e carinho que recebi nesses últimos dias. Dias difíceis, de muita reflexão, mas também de uma transformação muito profunda que estou passando. Amanhã, segunda (16/01), começo meu tratamento. Eu estou confiante, muito confiante que eu vou sair dessa vitoriosa. Eu não tenho nem dúvidas disso. Eu tenho muita fé em Deus, nos meus Orixás e nos médicos, muita confiança nos médicos que vão me tratar."
Hoje em dia, quando fala de câncer, tem um estigma muito grande, né? Muitas vezes, o diagnóstico vem como uma sentença e não é. Hoje, os tratamentos são muito, muito avançados. A ciência e a medicina evoluíram muito, então, eu tenho confiança de que vou passar por essa, vou passar bem e vou gravar um vídeo para vocês toda semana.
Preta Gil, em seu Instagram, no dia 15 de janeiro
Enjoo das primeiras semanas levou cantora a fazer tratamento no hospital: "É uma opção minha... Muita gente pode ir com uma bombinha para casa, uma bombinha de infusão de um medicamento, mas eu prefiro fazer no hospital por conta dos enjoos, da tontura, me sinto mais segura. Fico lá três dias, volto para casa e fico 12, e volto para o hospital."
Preta Gil sentiu falta da rotina, mas manteve gratidão: "A primeira coisa que eu faço quando acordo é agradecer a Deus por eu estar viva, por eu ter oportunidade de me tratar, por eu ter rede de apoio, amor, por eu ter fé, por eu ter Deus no coração, ter meus orixás. [...] Só agradeço, só gratidão. Isso tudo vai passar."
O que eu sinto mais falta? Acho que é da minha rotina de trabalho. [Sou] uma mulher hiperativa. Eu, com o auge da minha produtividade e ficar em casa, está sendo um desafio, mas também um aprendizado.
Preta Gil, em seu Instagram, no dia 4 de março
Em entrevista ao Fantástico, ela relatou que descobriu câncer após ver que "sangue escorria pela perna": "São oito ciclos de quimioterapia, cinco semanas de radioterapia, depois tem uma cirurgia para tirar o tumor. Então, são pelo menos seis a oito meses de tratamento. Mas isso tudo com prognóstico de cura. E eu não tenho outra visão na minha cabeça a não ser a cura", destacou.
Nunca dei tanto valor à vida, à fé que me move. Quero a cada dia honrar ainda mais essa oportunidade de estar viva e de estar me curando. Uma doença que é grave, mas que não vai me derrubar, não vai me levar. Eu não vou morrer disso, tenho certeza que vou viver muito e a gente ainda vai celebrar muito.
Preta Gil, em entrevista ao Fantástico, no dia 12 de março
Processo de quimioterapia foi "pesado": "Para acalmar vocês. O processo de quimioterapia é pesado e eu estou tendo que me cuidar cada vez mais. Sigo aqui meu processo de cura, onde precisei me resguardar durante essas últimas semanas."
Cantora expôs queda de cabelo em maio e mostrou perucas em maio: "Cortei o cabelo, gente. Ele já tá aqui me dando soluções para a minha falta de cabelo, um aplique, um topinho. Eu amei! Eu amei de franjinha, vocês gostam?"
Preta Gil desabafou sobre positividade tóxica no início de junho: "Estou bem, só não postei nada por aqui esses dias porque estou triste sim, e tá tudo bem. Essa tentativa de me manter forte e positiva o tempo todo pode ser tóxica", começou em um texto publicado nos Stories do Instagram.
Artista terminou relacionamento com Rodrigo Godoy em maio — e entrou para estatística do Conselho Nacional de Mastologia de que 70% das mulheres em tratamento oncológico são deixadas por seus companheiros
Instinto de sobrevivência fez a cantora querer se separar e pedir divórcio: "A decisão foi minha, mas já estava acabando. O casamento não superou um tratamento oncológico. Não é tão pragmático."
Meu instinto de sobrevivência me fez querer me separar, mesmo eu estando com câncer, porque não estava me fazendo bem. E é machista achar que preciso ficar casada para ser cuidada. Por que o marido é mais importante que a mãe, o pai, a irmã, o amigo? Isso é um traço do patriarcado, que coloca essa importância tão grande no homem.
Preta Gil, em entrevista à revista Marie Claire, no dia 5 de junho
Preta Gil precisou ser reanimada pelos médicos durante choque séptico que sofreu no hospital: "Eu passei por uma septicemia que eu fui entender a gravidade só depois, quando fui voltando. Os médicos disseram: a gente te reanimou, a gente te trouxe de volta. Eu falei: então Deus me deu uma segunda chance de viver."
A gente, no Ocidente, não fala, né? É uma coisa da nossa cultura, a morte é um tabu e é um assunto que não se toca... Eu tenho um pai que já fala sobre isso em várias canções. Meu pai conversa muito comigo sobre isso, ele passou por um problema de saúde em 2017 e, quando a gente passa por esses problemas, a gente vê a finitude.
Preta Gil, em entrevista ao "Mais Você", ontem
O que são adenocarcinomas?
Tumores malignos que se originam nas células epiteliais dos órgãos. No sistema digestivo, são as células que revestem a superfície interna do órgão.
Dias antes da descoberta, ela havia relatado sintomas como fortes dores abdominais, o que levou a cantora a realizar uma bateria de exames.
Não quero que fiquem preocupados, estou sendo muito bem assistida por uma junta médica. Estou cercada da minha família e amigos mais íntimos e estou confiante que, seja o que for, vamos tratar e ficarei bem. Tenho muita fé em Deus, nos meus Orixás, nas minhas Santas e na vida.
Preta Gil, em seu Instagram, no dia 8 de janeiro
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.