Topo

Splash Explica

Tá em dúvida? Chega mais que a gente te explica!


Com brasileira 'estrela', como campeonato fake de sexo na Europa viralizou?

É falso que Suécia sediará um campeonato oficial de sexo - Getty Images/iStockphoto
É falso que Suécia sediará um campeonato oficial de sexo Imagem: Getty Images/iStockphoto

De Splash, no Rio

08/06/2023 13h24

É falsa a informação de que a Suécia reconheceu o sexo como esporte e vai sediar um campeonato oficial da prática. A fake news se espalhou na última semana nas redes sociais e em manchetes de jornais.

"Neste momento, informações falsas estão sendo espalhadas em alguns meios de comunicação internacionais sobre a Suécia e os esportes suecos. Estes são vigorosamente negados", disse Anna Setzman, porta-voz da Confederação Sueca de Esportes, ao site DW.

O que aconteceu?

A informação se espalhou após o jornal The Times of India, um dos jornais mais populares e respeitáveis da Índia, publicar a manchete: "A Suécia em breve sediará o Campeonato Europeu de Sexo". Outros veículos ao redor do globo compartilharam a informação.

A publicação indiana dizia que a competição começaria hoje (8) na cidade de Gotemburgo. Para determinar quem é melhor na prática sexual, os competidores se envolveriam em encontros diários com duração de até seis horas.

O boato começou graças ao desejo do sueco Dragan Bratic, dono de vários clubes de strip, de classificar o sexo como esporte. Segundo o Göteborgs-Posten, um dos principais jornais de língua sueca, ele apresentou um pedido para se tornar membro da confederação em janeiro deste ano.

Mesmo assim, o sueco Bratic fundou a sua SSF (Federação Sueca do Sexo). Ao DW, ele disse que, apesar de não ser reconhecida, a federação faria um campeonato sexual e que ela "financia todo o Campeonato Europeu com seus próprios fundos e com seu próprio trabalho voluntário".

"É uma pena que a SSF (Federação Sueca do Sexo) não tenha sido ajudada pelos 2 bilhões de coroas suecas alocadas (pelo governo sueco) para organizações esportivas registradas", disse Bratic ao DW.

A Confederação Sueca de Esportes confirmou ao DW haver um indivíduo que alegou ter uma federação sexual e se candidatou a aderir à confederação, mas o pedido foi rejeitado em maio.

"Estão sendo divulgadas notícias de que uma federação sexual se tornou membro da Confederação Sueca de Esportes. É uma informação falsa com o objetivo de difamar o esporte sueco e a Suécia", disse Setzman.

Selva Lapiedra, atriz pornô brasileira que vive na Espanha - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Selva Lapiedra, atriz pornô brasileira que vive na Espanha
Imagem: Reprodução/Instagram

Participação brasileira?

De acordo com a fake news, uma brasileira participa da competição, representando a Espanha. Selva Lapiedra é atriz pornô e modelo, e ganha a vida também com sua conta no OnlyFans.

Em suposta entrevista ao site espanhol Yasss, a atriz contou que não sabia de detalhes de como seria a competição, tampouco qual é o prêmio, mas afirmou que estava empolgada e com vontade de levar a vitória para a Espanha.

O segredo em torno dos detalhes, segundo ela, é para que as pessoas participem por conta apenas do interesse no trabalho.

Atualmente, ela acumula 9 mil seguidores no Instagram, e mais de 73 mil no Twitter, e compartilha imagens de seu trabalho.