Bi, pan, sapiossexual: família Gil fala sem pudor de desejo e sexualidade
Gilberto Gil, 80, falou abertamente sobre relações com outros homens no passado durante uma entrevista à revista Veja. O artista também comentou sobre desejo, tesão e as diferenças entre homens e mulheres.
Relações com homens. "Sim, e isso não afeta meu modo de ver o assunto na minha vida. Essas questões de amor, amizade, respeito foram possíveis em momentos em que a sexualidade era uma coisa mais vibrante em mim. Como disse, houve épocas em que ela se aproximou de outros, mas nunca na mesma forma como de outras. Para mim, jamais foram coisas iguais".
O artista não é o único da família Gil que falou publicamente sobre sexualidade. As filhas Preta e Bela também já viraram assunto por declarações sobre o tema. Relembre:
Preta Gil
Preta revelou que é pansexual e que começou a vida sexual se relacionando com uma mulher. "Eu só comecei a cantar e ir para frente das câmeras depois dos 28 anos, e, antes disso, eu me relacionava com mulheres, inclusive, iniciei minha vida amorosa e sexual com uma pessoa do sexo feminino", contou a artista, em 2020, durante uma live da revista Vogue.
Artista disse que nunca tinha feito sexo anal e que ficava desconfortável com o próprio programa sobre sexo, o "Vai e Vem", durante entrevista ao Lady Night, em 2017. "Eu fiz contrariada, não sou a melhor pessoa para falar sobre sexo. Me deixava inibida de perguntar sobre a vida sexual dos convidados, que na maioria era amigos", confessa, explicando o que a levou a deixar de atuar e apresentar na TV.
Bela Gil
A filha de Gil declarou que se identifica como "sapiossexual", ou seja, uma pessoa que se sente atraída sexualmente por quem é inteligente. "Eu me atraio por pessoas inteligentes, não necessariamente bonitas. Então eu não acho que eu tenho que ser hiper, ultra, megabonita. Então, assim... Para que eu vou botar silicone, entendeu? Deixa eu ler um livro, porque vai funcionar muito mais", explicou, em bate-papo com o programa 'Mil e uma tretas', do YouTube.
Bela viveu um relacionamento aberto com o ex-marido, João Paulo Demasi, por 19 anos. "Acho que confundem amores múltiplos com promiscuidade. Quando entendemos e experimentamos a generosidade do amor, a vida fica mais rica e mais leve", disse a apresentadora, ao Gshow.
Culinarista criticou a monogamia, em 2022, por meio das redes sociais. "Desde sempre desacreditei nas monoculturas! Essa visão colonialista e limitada dos monopólios, monoculturas, monoteísmos e monogamias muitas vezes, porém, nem sempre, se desdobram em violência contra a terra (desmatamento), contra a mulher (feminicídio), contra religiões (intolerância religiosa) e contra os pequenos (falência)."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.