Topo

Padiglione: 'Terra e Paixão é cópia de novela dos anos 90'

Colaboração para Splash, em São Paulo

09/06/2023 20h00

Terra e Paixão, novela das 21h na Globo, não engajou o público como Vai na Fé. Chico Barney acredita que a emissora deveria, inclusive, abandonar o último horário de exibição, considerando que a grade das 19h está "bombando mais".

Para Cristina Padiglione, colunista da Folha de S. Paulo, o time que acerta em novelas está cada vez menor. "A Rosane (Svartman) sempre acerta, e o Bruno (Luperi) acertou em Pantanal, tanto que foi chamado para fazer Renascer", disse ela no Splash Show. A especialista acredita que o público tem migrado para outras telas no horário considerado nobre na emissora.

Padiglione acha que é sinal de desespero produzir um remake de Renascer logo após Terra e Paixão. "As novelas rurais têm uma capacidade de retenção maior do que as urbanas. O risco de dar errado é menor", opina. No entanto, a colunista afirma que os temas rurais não repercutem tanto nas redes sociais como Vai na Fé, que aborda assuntos mais urbanos.

Chico Barney e Padiglione apontam as semelhanças entre as tramas de Terra e Paixão e Renascer. "Quando eu vi a sinopse da novela do Walcyr, que ainda chamava Terra Vermelha, eu imediatamente lembrei de Renascer", contou a colunista. Chico acredita que a emissora não está contando com o sucesso da trama protagonizada por Cauã Reymond, e o público não vai perceber que a sucessora tem uma história igual. "Conta a mesma história de novo porque remake todo mundo vai assistir", disse.