Topo

ANÁLISE

Propaganda com Juliana Paes vende passagens para destino que não existe

Juliana Paes em campanha publicitária da Virgin Atlantic - Reprodução/Twitter
Juliana Paes em campanha publicitária da Virgin Atlantic Imagem: Reprodução/Twitter

Colaboração para Splash, de São Paulo

09/06/2023 04h00

Uma peça publicitária da companhia aérea Virgin Atlantic, com a participação da atriz Juliana Paes, levantou debates nas redes sociais nesta semana. No vídeo divulgado na internet, a empresa anuncia a venda de passagens para o Brasil tendo São Paulo como destino, mas se perde ao fazer menções ao Rio de Janeiro.

As imagens mostram a carioca Juliana Paes vestida de rainha de bateria, um comissário de bordo como passista, e os passageiros do avião animados com máscaras de Carnaval.

O vídeo ainda reforça o samba, a caipirinha, as praias e as belezas naturais. Nada que lembre São Paulo, apenas alguns argumentos usados pelos cariocas quando o assunto é a rivalidade entre as duas cidades.

Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro, assim que viu a repercussão do comercial, manifestou-se no Twitter. "Eles fazem o voo para São Paulo mas vendem o Rio. Com todo respeito, essa Virgin Atlantic tinha que ser processada por propaganda enganosa!", disse ele.

Juliana Paes também comentou o caso em suas redes. Ela afirmou que o anúncio foi planejado antes da pandemia e o texto sugeria uma "comédia". "A ideia era justamente zoar com esses estereótipos, fazer algo bem absurdo. Topei a brincadeira por isso. Mas depois de todos esses anos, o resultado não ficou como esperado? uma pena, porque essa gravação foi bem divertida", explicou a artista.

Uma pesquisa rápida, sem esforço algum, mostra que a cidade de São Paulo é muito procurada para o turismo de negócios. Os pontos fortes são cultura, arquitetura e gastronomia. As praias e belezas naturais, apontadas no vídeo, nem são mencionadas como atrativos, já que o verde é pouco e as praias ficam distantes da capital.

Em contrapartida, o Rio de Janeiro, terra do samba, é reconhecido pelo carnaval e pelas praias. Mas não só isso. A cidade é diversa, rica em história e cultura, e os cariocas não andam mascarados, seminus, segurando chocalhos e sambando o tempo inteiro, como a campanha estrelada por Juliana Paes sugere.

Sem saber se prefere biscoito ou bolacha, já que não conhece bem o Brasil, a Atlantic Virgin causou, além do marketing negativo, mais uma treta desnecessária entre paulistanos e cariocas. E o problema nem é só o fato de vender passagens para São Paulo "prometendo" o Rio de Janeiro. É que a companhia aérea, na verdade, nem sabe para onde levará seus passageiros. O que foi exibido no vídeo não nos representa há muito tempo.