Topo

Morte, poder divino ou volta ao passado... Qual o final da série Manifest?

Manifest: Ben Stone (Josh Dallas) e Angelina (Holly Taylor) no último episódio - Divulgação/Netflix
Manifest: Ben Stone (Josh Dallas) e Angelina (Holly Taylor) no último episódio Imagem: Divulgação/Netflix

De Splash, em São Paulo

11/06/2023 04h00

Manifest chegou ao fim! Depois de quatro temporadas da misteriosa reaparição de um voo em que os passageiros haviam sido dados como mortos, a série de TV americana de drama ganhou um final repleto de emoção, esperança e ensinamentos.

Lançada em 2018 pela emissora americana NBC, Manifest retrata a história fictícia do voo 828 depois da aterrissagem turbulenta, mas rotineira de um voo comercial na cidade de Nova York, nos Estados Unidos. O enredo foi inspirado o inexplicável desaparecimento do voo 370, da Malaysian Airlines, em 2014.

O seriado teve as três primeiras temporadas produzidas com apoio da NBC, mas viu a rede de TV abandonar o projeto no momento de apresentar o final. Diante da comoção dos fãs e até mesmo de atores, a Netflix assumiu o projeto de colocar a última temporada no ar.

Qual era o mistério sobre o reaparecimento dos passageiros do voo 828? Splash conta como a série chegou ao fim para você!

A história

Manifest conta a história sobrenatural de 191 passageiros que enfrentam um voo com turbulência, mas conseguem chegar vivos a Nova York.

Entretanto, eles descobrem por meio de amigos e familiares que haviam sido dados como mortos há cinco anos. O avião que levantou voo em 2013 havia pousado, misteriosamente, em 2018.

Os irmãos Ben Stone (Josh Dalas) e Michaela Stone (Melissa Roxburgh) decidem investir o ocorrido por conta própria após erros nas conclusões da polícia.

Ao longo de quatro temporadas, eles enfrentam os próprios passageiros na busca por explicações após começarem a entender que recebiam visões, conhecidos como "chamados", de problemas e descobrem que a experiência vivida era um episódio sobrenatural.

Um final sobrenatural

O que explica o voo do 828 ter aparecido em 2018 sendo que deveria ter pousado em 2013? A última temporada de Manifest traz aos passageiros a descoberta de que o avião não havia deixado vestígios de seu desaparecimento por terem sido escolhidos por Deus para um teste.

Ou seja, o voo desaparecido há cinco anos cruzou uma luz branca chamada de "consciência divina". O caso é retratado como fato além da compreensão humana e que os conceitos de tempo e direção são inexplicáveis.

Assim, os tais "chamados" que os passageiros tinham desde o início da série eram, na verdade, uma missão para evitar a morte dos envolvidos no voo e, consequentemente, o fim do mundo na data da morte: 2 de junho de 2024.

Dono de parte dos poderes da safira ômega, Cal Stone (Ty Doran) aproveita os poderes divinos para tentar resolver todos os chamados dos passageiros. Apesar dos esforços, ele precisa sacrificar a sua vida no episódio final para ligar a gravura divina em seu corpo com o local de descanso do último pedaço da Arca de Noé.

Com o sacrifício, todos os passageiros do voo 828 são levados ao local escolhido por Deus e voltam a pisar na aeronave da Montego Air após vê-la ressurgir em meio a lava.

Ben Stone passa pelo maior teste de fogo em Manifest. Após assistir Angelina (Holly Taylor) acertar um tiro em Saanvi (Parveen Kaur), ele é tomado pelo sentimento de vingança por tê-la visto machucar a amiga e matado sua esposa, Grace (Athena Karkanis).

Ele, porém, a ouve dizer que nunca teve a intenção de fazer mal por crer estar seguindo as ordens de Deus e decide abandonar a raiva dela. Assim, o protagonista carrega a passageira para dentro do avião para o cumprimento da profecia da Arca de Noé.

Manifest: Ben Stone (Josh Dallas) e Angelina (Holly Taylor) no último episódio - Divulgação/Netflix - Divulgação/Netflix
Manifest: Ben Stone (Josh Dallas) e Angelina (Holly Taylor) no último episódio
Imagem: Divulgação/Netflix

O voo 828 consegue decolar após cruzar as chamas, mas, ao mesmo tempo, os passageiros começam a passar por um julgamento final. Angelina, por exemplo, se torna cinzas por ter causado dor e sofrimento para a família de Ben Stone e demais passageiros, enquanto o golpista Eaan Tehrani (Ali Lopez Sohaili) ganha nova chance de viver por ter se redimido.

Ben, Saanvi e Michaela ainda ficam frente a frente com a morte e conseguem vencê-la com os pedidos de paz a todos os passageiros. Ao final, os passageiros cruzam uma luz divina e descobrem que pousaram exatamente na data de 7 de abril de 2013 — quando, de fato, deveriam ter pousado em Nova York.

Ben, que havia dispensado Saanvi, reencontra Grace viva e vê o filho Cal ainda como era quando criança — ele perdeu a memória dos episódios vividos ao lado do pai, mas ganhou uma segunda chance para viver a sua infância.

Michaela, por sua vez, toma coragem para recusar o pedido de casamento de Jared (J.R. Ramirez) e o aconselha a esperar o amor de sua vida — se referindo à policial Drea Mikami (Ellen Tamaki), que engravidou dele no futuro sobrenatural.

Ela, no entanto, não termina Manifest sozinha. A irmã de Ben Stone lembra de conversa com Zeke Landon (Matt Long), seu marido no futuro divino, que alegou estar no aeroporto no dia em que o avião deveria ter pousado por trabalhar como taxista, e consegue encontrá-lo para dar início novamente a história de amor.