Topo

Sandra Annenberg publica foto a favor comunidade LGBTQIA+: 'Respeito'

Sandra Annenberg, 55, ao lado do marido, Ernesto Paglia, 64, e da filha, Elisa Annenberg-Paglia, 19 - Reprodução/Instagram
Sandra Annenberg, 55, ao lado do marido, Ernesto Paglia, 64, e da filha, Elisa Annenberg-Paglia, 19 Imagem: Reprodução/Instagram

De Splash, em São Paulo

11/06/2023 12h39Atualizada em 11/06/2023 14h40

A jornalista Sandra Annenberg, 55, publicou uma foto ao lado do marido, Ernesto Paglia, 64, e da filha, Elisa Annenberg-Paglia, 19, em defesa da comunidade LGBTQIA+. Neste domingo, ocorre a 27ª Parada do Orgulho em São Paulo.

Na foto, a família aparece lado a lado em frente a uma bandeira LGBTQIA+.

"Nossa família se une às mães pela diversidade e a todes que lutam pelo respeito aos direitos LGBTQIA+ ! Estamos juntes", escreveu ela na legenda.

O Mães Pela Diversidade é uma ONG formada por mães e pais de pessoas LGBTQIA+.

Nos comentários muitas pessoas criticaram o uso da linguagem neutra feito pela jornalista, mas outros apoiaram ela.

"Uma imagem linda como essa no dia de hoje, e o povo criticando o 'todes'.... Sandra, você é uma mulher linda e admirável, com uma linda família! Linda e importante mensagem no dia de hoje!", disse uma das seguidoras. "Só amor", comentou outro.

O que é linguagem neutra?

A linguagem neutra, também conhecida como linguagem não binária, evita o uso dos gêneros tradicionalmente aceitos pela sociedade (masculino e feminino), com o intuito de tornar a comunicação mais inclusiva e menos sexista.

Nessa linguagem, os artigos feminino e masculino, como "a" e "o", são substituídos por um "x", "e" ou "@".

A palavra "todos" ou "todas", por exemplo, na linguagem neutra ficaria "todes", "todxs" ou "tod@s".

Há quem defenda, ainda, o uso do termo "elu" (no lugar de "ele" ou "ela") para se referir a qualquer um, independentemente do gênero.