Topo

Guilherme Briggs quase perdeu papel de Optimus Prime: 'Fiquei sem voz'

De Splash, em São Paulo

12/06/2023 04h00

Guilherme Briggs quase perdeu seu papel de Optimus Prime em "Transformers". O dublador, que interpreta o personagem em mais um filme da franquia, "Transformers: O Despertar das Feras", ficou completamente sem voz e por pouco não conseguiu gravar as falas do líder dos Autobots.

Eu fiquei afônico e quase perdi o Optimus Prime no quinto filme. Eu tive uma laringite e fiquei totalmente sem voz.
Guilherme Briggs

O ator conta, em entrevista a Splash, que estava dirigindo as dublagens do longa e só conseguiu gravar sua parte no último dia do cronograma, quando sua voz finamente voltou, e o resultado ficou melhor do que esperava.

"O resfriado deixou a voz do Optimus ainda mais grave."

"Reis da zoeira"

Briggs comenta como a dublagem brasileira é especial em comparação às originais, principalmente quando se fala em comédia.

"Eu posso dar uma puxadinha para o Brasil, deixar bem natural, mais soltinho. Esse é o pulo do gato para não ficar só uma cópia do original. Os brasileiros são reis da zoeira, a gente consegue adaptar e fica muito engraçado."

Em "Transformers: O Despertar das Feras", isso não é diferente. No filme, Douglas Silva dá voz a Mirage, um dos novos Autobots que se juntam ao Optimus Prime para derrotar os Decepticons, e o personagem não decepciona no quesito comicidade.

"Eu ouvi a voz do DG e falei 'gente, é ele, ele está arrasando'. O Mirage trás toda a magia, o 'borogodó', a diversão do filme", descreve Fernanda Paes Leme, que dubla a Autobot Arcee.

Atores ou dubladores?

Convidar ou não atores e pessoas famosas no geral para dublar filmes, em vez de dubladores especializados, é um debate frequente no ramo. DG, que é estreante nas dublagens, afirma que não está fazendo nada de novo.

"Somos dois atores preparados. A gente já dublava nós mesmos para outros filmes. Isso já aconteceu na nossa vida inteira, não só nesse filme."

Trazer pessoas em alta atrai "visibilidade e interesse do público", como destaca Fernanda. Fãs de "Transformers" vão assistir independente de quem estiver alí, e quem não conhece a franquia pode querer ver pela primeira vez.

"A gente está ali para abrilhantar o fim. Mirage é um personagem super carismático. Eu sou fã de dublagem brasileira e, para mim, o DG tinha dublado a vida inteira", elogia a atriz.