Topo

exclusivo

Avó de Jeff Machado não sabe detalhes da morte do ator; TV fica desligada

Jeff Machado foi encontrado morto, em maio, após cerca de quatro meses desaparecido - Reprodução/Instagram
Jeff Machado foi encontrado morto, em maio, após cerca de quatro meses desaparecido Imagem: Reprodução/Instagram

De Splash, em São Paulo

13/06/2023 04h00

A avó de Jeff Machado não foi informada sobre os detalhes da morte do ator, que foi assassinado. Para poupá-la, a família decidiu contar à idosa de 93 anos a versão de que o artista "teve um mal súbito" e não resistiu.

O corpo do ator foi encontrado dentro de um baú enterrado e concretado no chão de um imóvel em Campo Grande (RJ), região em que morava. Os suspeitos do crime são Bruno de Souza Rodrigues e Jeander Vinícius da Silva Braga.

"Minha mãe tem 93 anos e não sabe como o Jefferson Machado morreu. Nossos irmãos conversaram com a mãe que ele teve um mal súbito, que teve um aneurisma e não tinha retorno", contou a mãe do artista, Maria das Dores Machado, 73, em entrevista a Splash.

Maria das Dores foi morar com a mãe após a morte do ator. "Depois do sepultamento do Jefferson, eu vim morar [com a minha mãe] num apartamento no centro da cidade. Ela é bem consciente, bem lúcida."

Familiares de Jeff blindam a avó do ator. "Aqui a gente não liga a televisão. A gente só liga quando sabe que tem um programa que dá pra ver e tem muito cuidado. As cuidadoras ficam sempre com o controle da televisão na mão. Qualquer coisa, aperta [o botão]."

Televisores ficaram uma semana desligados. "A gente desligou, disse que estava com defeito. A gente conversava muito com ela, trazia visitas, que não podiam falar sobre o assunto."

A mãe do ator também tem evitado acompanhar todas as notícias sobre o crime. "É complicado a gente ver falar o filho dessa forma. Não parece verdade. A minha cabeça não acredita. O Jeff era saudável, lindo e maravilhoso. Sempre cuidou das vacinas, dos remédios, da alimentação."

'Bruno estava muito estranho'

Bruno - Divulgação - Divulgação
Disque denúncia divulga cartaz com foto de Bruno Rodrigues
Imagem: Divulgação

Jeff Machado confidenciou à mãe que o amigo Bruno estava "muito estranho", dias antes de desaparecer. Bruno é um dos suspeitos de participação na morte do ator. Os detalhes da conversa entre mãe e filho foram revelados com exclusividade a Splash, na semana passada.

"Dia 15 de janeiro eu falei com o Jefferson. Ele disse: 'Não, o Bruno está muito estranho. Eu tento falar com ele, porque tenho que fazer um MEI (Microempreendedor Individual). Ele marcou, e não veio. Eu já teria que entrar nessa novela agora'", contou.

A mãe do ator tenta tranquilizar o filho, embora também tenha desconfiado do comportamento do amigo. "Eu disse: 'Ah, meu filho, às vezes, eles estão com muito trabalho, mas vai dar tudo certo.' Eu nunca botei pensamento negativo em nada."

A reportagem procurou a defesa de Bruno, que enviou uma nota: "A versão do Bruno é de que não matou. Esperamos o breve encerramento das investigações, e, provar ao longo do processo que quem matou Jefferson foi Marcelo, e que Bruno participou da ocultação".

O que aconteceu:

Jeff Machado - Divulgação/PCERJ - Divulgação/PCERJ
Corpo de Jeff Machado foi encontrado em baú enterrado e concretado no Rio de Janeiro
Imagem: Divulgação/PCERJ

Jeff estava desaparecido há quatro meses. A família começou a suspeitar do sumiço no dia 27 de janeiro, e no dia 9 de fevereiro ele foi declarado desaparecido pela polícia.

Os restos mortais estavam em um baú que pertencia ao ator. O corpo foi encontrado em 22 de maio, enterrado e concretado no chão de um imóvel em Campo Grande (RJ), região em que Jeff morava.

Os suspeitos são Bruno de Souza Rodrigues e Jeander Vinícius da Silva Braga. Bruno era amigo de Jeff, prometeu um papel na novela ao ator e chegou a visitar a casa da vítima após a morte. Segundo a polícia, Bruno e Jeander se conheciam há longa data.

Assassinato teria sito premeditado: Em depoimento, Jeander disse que Bruno dopou Jefferson com uma substância em um suco. Os três se dirigiram ao quarto da vítima, que achava que participaria de um ato sexual para uma plataforma de conteúdo adulto. Segundo o suspeito, no entanto, o ato não chegou a ser gravado. Ao entrar no quarto, Jefferson, dopado, foi estrangulado com um fio de telefone pelo Bruno.

Jeff acreditava que começaria a atuar em uma novela após pagar R$ 20 mil a Bruno por papel em produção: O crime aconteceu três dias antes da data em que a vítima acreditava que começaria a atuar em uma novela da Globo.

A motivação do crime teria sido financeira: Jefferson iria cobrar o valor de R$ 20 mil que pagou para ter um papel em uma novela. Além disso, Bruno temia ser desqualificado como pessoa influente no meio artístico se Jeff expusesse a farsa do suspeito.