'Xandãoquistão', 'ditador': o que Monark já falou de Alexandre de Moraes?
O youtuber Bruno Monteiro Aiub, conhecido como Monark, teve as plataformas de redes sociais bloqueadas pelo ministro do STF Alexandre de Moraes na tarde de hoje.
O ministro determinou que o apresentador se abstenha de fazer "publicação, promoção, replicação e compartilhamento das notícias fraudulentas (fake news)", estipulando uma multa diária de R$ 10 mil em caso de descumprimento.
Na decisão, Moraes deu duas horas para que as empresas Discord, Meta, Rumble, Telegram e Twitter "procedam ao bloqueio dos canais/perfis/contas", sob pena de multa diária de R$ 100 mil.
O que Monark já falou sobre Moraes nos últimos meses?
- Depois de ter tido seu canal no YouTube desativado em janeiro de 2023, Monark disse ter sido censurado pelo STF. Ele acabou criando novos perfis em diversas redes sociais após a decisão.
- Na época, foram vários tuítes chamando o ministro de nomes pejorativos, como "Xandãoquistão" e "ditador";
- Na sequência, Monark desafiou Moraes a participar do seu podcast Monark Talks, em parceria com a rede social de extrema direita Rumble, com o tema "Brasil: lei e ordem".
Apoio a golpistas em janeiro de 2023. O que motivou a decisão da Justiça foram publicações em que o youtuber disse sentir "simpatia" pelos extremistas bolsonaristas que invadiram os prédios dos Três Poderes em Brasília e provocaram prejuízos milionários aos cofres públicos.
- Durante participação no podcast Inteligência Ltda., o criador de conteúdo questionou se está sendo "vítima de censura" ou se Moraes está "lutando contra os malvadões antidemocracia";
- Monark também acusou o ministro de censurar seus perfis nas redes sociais, e "proibi-lo" de "existir comercialmente na mídia";
- Por inúmeras vezes usou as palavras "ditadura" e "ditador" em publicações nas redes sociais.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.