Moraes manda PF colher depoimento de Monark, um dia após bloqueio de redes
O ministro do STF Alexandre de Moraes determinou hoje que a Polícia Federal colha o depoimento do influenciador digital Bruno Monteiro Aiub, o Monark.
O que aconteceu:
Moraes mandou que a PF realize o depoimento de Monark em até cinco dias. Questionada pelo UOL, a PF disse apenas não divulgar informações sobre eventuais tomadas de depoimentos.
"Em complemento à decisão anterior proferida nestes autos, [...] determino à Polícia Federal que proceda à oitiva do investigado, no prazo de 5 (cinco) dias", escreveu o ministro na decisão de hoje.
Monark é alvo do STF após fake news sobre o judiciário
Durante uma entrevista com o deputado federal Filipe Barros (PL-PR) na plataforma Rumble, Monark questionou: "Por que ele (Supremo) está disposto a garantir uma não-transparência nas eleições?".
Monark disse ainda, sem provas, haver "maracutaia" no processo eleitoral. "A gente vê o TSE censurando gente, a gente vê o Alexandre de Moraes prendendo pessoas [...], e, ao mesmo tempo, eles impedindo a transparência das urnas? Você fica desconfiado. Que maracutaia está acontecendo nas urnas ali?".
Moraes determinou ontem o bloqueio das redes sociais de Monark, afirmando que ele "voltou a divulgar notícias fraudulentas acerca da atuação" do STF e do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), após criar novas contas para fugir de uma decisão anterior de Moraes que bloqueava seus perfis.
Moraes deu duas horas para que as empresas Discord, Meta, Rumble, Telegram e Twitter "procedam ao bloqueio dos canais/perfis/contas", sob pena de multa diária de R$ 100 mil.
O ministro determinou que Monark se abstenha de fazer "publicação, promoção, replicação e compartilhamento das notícias fraudulentas (fake news)" sobre a atuação do STF e do TSE, estipulando uma multa diária de R$ 10 mil em caso de descumprimento.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.