Topo

Procurada que apareceu no Linha Direta por 'golpe dos nudes' é presa

Giliane Lindsai da Silva Abreu foi presa em Porto Alegre - Divulgação
Giliane Lindsai da Silva Abreu foi presa em Porto Alegre Imagem: Divulgação

De Splash, em São Paulo

15/06/2023 11h46

Giliane Lindsai da Silva Abreu, uma das líderes de uma quadrilha que aplicava o "golpe dos nudes", foi presa em Porto Alegre (RS). A mulher estava escondida alugando o anexo de uma casa utilizando outro nome. As informações são da TV Globo.

Ela teve seu rosto divulgado no "Linha Direta" do dia 25 de maio e estava foragida desde 2021.

O que é o Golpe dos Nudes?

Criminosos entravam em contato com as vítimas por falsos perfis nas redes sociais.

Após estabelecer uma relação mais íntima com a vítima, a suposta mulher enviava nudes por aplicativos de mensagens.

Após o envio das primeiras imagens, os criminosos entravam em ação, com ameaças de extorsão a vítima, geralmente casada ou comprometida, e alegavam que as imagens recebidas eram de uma menor de idade.

Com a promessa de não denunciar nem envolver a polícia, a quadrilha exigia o pagamento em dinheiro em troca de não expor a situação.

Os golpistas se passavam por adolescentes, por familiares da suposta menor de idade com quem a vítima teria trocado mensagens pelas redes sociais, e até mesmo por policiais. Cenários simulando delegacia eram criados para maior veracidade ao golpe.

Nos vídeos, criminosos atuavam como supostos delegados para pressionar a transferência de valores em um esquema que chegou a movimentar milhões de reais em ações comandadas de dentro de presídios de segurança máxima do Rio Grande do Sul.

O programa alerta sobre como se proteger do golpe, que viralizou e ainda é aplicado em todo o Brasil, e pediu ajuda do público para localizar, através do telefone 181, Giliane Lindsai da Silva Abreu.