Procurada que apareceu no Linha Direta por 'golpe dos nudes' é presa
Giliane Lindsai da Silva Abreu, uma das líderes de uma quadrilha que aplicava o "golpe dos nudes", foi presa em Porto Alegre (RS). A mulher estava escondida alugando o anexo de uma casa utilizando outro nome. As informações são da TV Globo.
Ela teve seu rosto divulgado no "Linha Direta" do dia 25 de maio e estava foragida desde 2021.
O que é o Golpe dos Nudes?
Criminosos entravam em contato com as vítimas por falsos perfis nas redes sociais.
Após estabelecer uma relação mais íntima com a vítima, a suposta mulher enviava nudes por aplicativos de mensagens.
Após o envio das primeiras imagens, os criminosos entravam em ação, com ameaças de extorsão a vítima, geralmente casada ou comprometida, e alegavam que as imagens recebidas eram de uma menor de idade.
Com a promessa de não denunciar nem envolver a polícia, a quadrilha exigia o pagamento em dinheiro em troca de não expor a situação.
Os golpistas se passavam por adolescentes, por familiares da suposta menor de idade com quem a vítima teria trocado mensagens pelas redes sociais, e até mesmo por policiais. Cenários simulando delegacia eram criados para maior veracidade ao golpe.Nos vídeos, criminosos atuavam como supostos delegados para pressionar a transferência de valores em um esquema que chegou a movimentar milhões de reais em ações comandadas de dentro de presídios de segurança máxima do Rio Grande do Sul.
O programa alerta sobre como se proteger do golpe, que viralizou e ainda é aplicado em todo o Brasil, e pediu ajuda do público para localizar, através do telefone 181, Giliane Lindsai da Silva Abreu.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.