Topo

Atriz sobre abuso sexual sofrido em 'One Tree Hill': 'Honestidade liberta'

 Hilarie Burton e mais 17 mulheres expuseram abuso sexual do showrunner Mark Schwahn - Reprodução/Instagram
Hilarie Burton e mais 17 mulheres expuseram abuso sexual do showrunner Mark Schwahn Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para Splash, no Rio de Janeiro

17/06/2023 14h35

A atriz Hilarie Burton, 40, desabafou que se sentiu livre após revelar, em 2017, que sofreu abusos sexuais do showrunner Mark Schwahn no set da série "One Tree Hill".

Abuso no set de filmagem de série. Hilarie, que viveu a personagem Peyton Sawyer na produção adolescente, contou como foi expor. "É uma lição antiga - que a honestidade é sempre melhor, ela te liberta", disse ela para o Page Six.

Sensação de estar bem com ela mesma após expor a verdade. "Acho que quando você é jovem, você é induzido a acreditar que ficar quieto sobre as coisas é como você protege as pessoas de quem gosta. E o que aprendi é que falar é muito melhor".

Hilarie não ficou até o fim da série. A atriz fez parte do elenco da série entre 2003 e 2009, no ar em mais de 130 episódios. Já a série foi transmitida até 2012.

Mulheres se juntam para expor abuso de showrunner. Em 2017, Hilarie e mais outras 17 mulheres, incluindo as colegas de elenco como Sophia Bush e Bethany Joy Lenz, se reuniram para acusar o criador do programa, Mark Schwahn, de assédio sexual no set.

Em uma carta, elas escreveram: "Muitas de nós fomos, em vários graus, manipuladas psicológica e emocionalmente. Mais de uma de nós ainda está em tratamento para estresse pós-traumático. Muitas de nós foram colocadas em posições desconfortáveis e tivemos que aprender rapidamente a lutar, às vezes fisicamente, porque ficou claro para nós que os supervisores na sala não eram os protetores que deveriam ser. Muitas de nós foram tratadas de maneiras que iam de profundamente perturbadoras a traumatizantes a totalmente ilegais. E algumas de nós foram colocadas em posições em que nos sentíamos fisicamente inseguras."