Choro, hits e aplausos: como foi o retorno de Preta Gil aos palcos?
Era 21h50 quando Preta Gil subiu ao palco do Qualistage, no Rio de Janeiro, acompanhando o pai, Gilberto Gil, e a família na estreia do show "Nós, A Gente". A noite marcou a volta da artista aos palcos após descobrir e iniciar tratamento contra câncer no intestino.
Ao lado da sobrinha Flor, da irmã Nara e da cunhada Mariá, Preta formou o quarteto de vocais femininos da noite. Bastou aparecer no telão pela primeira vez para ser aplaudida pelo público que lotou a casa de shows da zona oeste carioca.
Quando o patriarca, o grande anfitrião da noite, citou o nome de Preta, a plateia ovacionou a artista e a aplaudiu de pé. Preta chorou e recebeu o acolhimento da família. Foi difícil não se emocionar também.
A cantora deixou o palco na quinta música da noite, algo já programado. O show seguiu com os sucessos de Gil, como "Esotérico e "Palco", até que Preta retornou quase no final da noite.
A segunda entrada de Preta foi pensada para a cantora brilhar com suas canções. Ela relembrou o hit "Sinais de Fogo", música escrita por Ana Carolina para o seu primeiro álbum, o "Prêt-à-Porter" (2003). A faixa foi uma das mais cantadas da noite.
Em "Vá Se Benzer", single do último disco de Preta, "Todas as Cores" (2017), ao lado de Gal Costa, serviu de empoderamento para artista após os versos "Meu sangue é forte, de origem nobre. Negro, branco, índio eu sou".
Eu sou preta, gorda, bissexual, estou tratando câncer, vou vencer essa doença, estou solteira, sou filha do imortal Gilberto Gil? Obrigado pelo amor e carinho. Preta Gil
Na sequência, em "Andar com Fé", Preta voltou a dividir os vocais com toda a família, permanecendo até a última faixa do setlist.
O protagonista da noite era Gil, o anfitrião e patriarca da grande família, mas Preta Gil roubou a cena. E isso não tem qualquer problema, nem para Gil.
O que diz Gil sobre a volta aos palcos de Preta?
Antes de subir aos palcos, o cantor de 80 anos celebrou o retorno da filha aos palcos em conversa com Splash. "É bom estar em casa de novo com os meninos e com Preta. Ela está se cuidado, está forte, ativa e cantando. Ela até brincou: 'eu ainda sei cantar'. Ela vai cantar hoje para gente", disse Gil.
Ele reforçou que a saúde de Preta ainda requer atenção. "É hora dela pensar em se tratar, a carreira vem depois. É pra gente ter o mínimo de confiança de que ela vai se restabelecer e voltar bem."
A turnê, que já passou por diversas cidades europeias, une três gerações da família Gil em um show que reúne os grandes sucessos do artista baiano. A etapa brasileira passa pelo Rio em três shows neste fim de semana e segue para São Paulo, Belo Horizonte e Salvador. Tem patrocínio da Natura.
Setlist da turnê "Nós, A Gente"
- Barato Total
- Serafim
- Nossa Gente
- Babá Alapalá
- Garota de Ipanema (com Flor Gil)
- Esotérico
- Get Back (cover Beatles)
- Ovelha Negra (cover Rita Lee)
- O Pato (com Bento)
- Metáfora (com Bento)
- Palco
- Amor Até o Fim (com Nara Gil)
- Era Nova (com Flora Gil)
- Deixar Você (com Fran Gil)
- Várias Queixas (Gilsons)
- Sinas de Fogo (Preta Gil)
- Vá se Benzer (Preta Gil)
- Andar com Fé
- Vamos Fugir
- Nos Barracos da Cidade
- Madalena
- -- BIS
- Refazenda
- Aquele Abraço
- Toda Menina
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.