Topo

Quem é a coach de Brad Pitt e Beyoncé que atraiu famosos em curso no Rio?

Ivana Chubbuck é uma das preparadoras de elenco mais respeitadas de Hollywood - Divulgação
Ivana Chubbuck é uma das preparadoras de elenco mais respeitadas de Hollywood Imagem: Divulgação

Patrick Monteiro

Colaboração para Splash, do Rio

18/06/2023 04h00

"O estar pronto é tudo", diz a icônica frase de Hamlet, um dos clássicos de Shakespeare, escrito entre 1599 e 1602. Atualíssima como se não tivesse sido escrita há 420 anos, o fato é a chave para impressionar um produtor de elenco ou diretor quando aquele personagem da vida chega. E foi atrás de aperfeiçoamento que Rodrigo Simas, Thiago Fragoso, Flávia Alessandra, Bárbara França, Rodrigo Pandolfo e Lorena Comparato compareceram à Masterclass de Ivana Chubbuck no Rio de Janeiro.

A coach, que treinou Aubrey Plaza para viver Harper na segunda temporada de "The White Lotus ", já atuou com atores de diversos países e sua técnica de atuação é vista como referência. Ela deu a Halle Berry e Charlize Theron os Oscar de melhor atriz na estante. O Globo de Ouro de Sylvester Stallone, por sua atuação em "Creed", também é fruto do trabalho dos dois. Beyoncé foi especialmente treinada para viver Deena Jones em "Dreamgirls" e fez agradecimentos públicos à coach.

No Brasil, Ivana lecionou por dois dias para cerca de 170 atores de todo o país no Teatro Cesgranrio. "A sensação é que você sai de quatro meses em cartaz, fazendo aquela cena durante quatro meses, e com o método dela você consegue executar em um, dois dias", avalia o ator Thiago Fragoso, em entrevista a Splash.

"O legal do método dela é que ela mexe em gavetas, traz dores, questões e inseguranças que a gente, através da catarse que rola, empodera de todas as formas. É muito forte, é muito potente, é muito completo. A cabeça está borbulhando", comentou Flávia Alessandra, que fez uma das cenas propostas pela coach.

A atriz conta que não buscou o aprendizado como um passo direto para um possível trabalho internacional em inglês, mas anseia um personagem. "Estudo sobre tudo que me envolve. É mais um curso que vai me adicionar. Vou chegar lá, estou caminhando para chegar lá", projetou.

Já Maria Bopp, que também fez uma das cenas propostas pela Masterclass, acredita que o intensivo na técnica de Ivana é um caminho para construir personagens com abordagem global.

"A técnica dela é muito baseada em emoções humanas. Obviamente temos diferenças culturais ao redor do mundo, que refletem em diferentes maneiras de olhar para um texto. A cena que fiz, realizada no Japão, tinha outra linguagem corporal, mais rígida. Temos uma malemolência, a gente tem mais liberdade do nosso corpo, uma facilidade em expressar nossos sentimentos", acrescentou.

"Existem fatores na nossa vida, seja em que profissão for, de sorte, de oportunidade, de privilégio. Porque se a gente não falar dessas coisas, parece que se você trabalhar muito, você vai conseguir. E a verdade é que não vai. Não existe meritocracia. Cada personagem, cada cena, me pede uma coisa diferente. Só que a técnica da Ivana nos dá ferramentas personalizadas para cada trabalho. E sei que vou mandar bem. Tem esse lugar do ator e do personagem ganharem na técnica dela", concluiu Lorena Comparato, que também estuda o método há três anos e faz aulas com a coach em Los Angeles, nos Estados Unidos.

Para Ivana, atuar parte de um princípio básico que se distingue em cada ator por seu conhecimento e dedicação ao ofício. "Pessoas são pessoas. Todos têm os mesmos problemas, os mesmos dramas, as mesmas inseguranças. Para terem emprego, eles precisam ser autênticos, ir atrás de seus objetivos, estudar, ser um ator muito habilidoso, porque a competição é enorme. E se você conseguir o trabalho, você tem que fazer o melhor. Aqui ou no resto do mundo", aconselhou.

A coach ainda faz uma ressaltava para o aumento da diversidade, com a contratação de latinos e negros, nas mais diversas produções. "Se você está neste grupo é mais provável conseguir um trabalho, mas não só por isso. Será sempre o melhor que terá o papel. Como Penélope Cruz. Você mal entende o seu sotaque, mas ela é uma estrela. É sobre ser a melhor. Estude, estude, estude, estude", reforçou.

Quem é Ivana

Há 35 anos Ivana Chubbuck começou a lecionar a técnica que mudou a forma de muitos atores trabalharem. Desenvolvida através de muito estudo e observação, ela reinterpretou o método clássico Stanislavski, que é a base da atuação que conhecemos. A norte-americana mergulha nas mais profundas emoções para que o ator entregue tudo de si em um personagem específico ou uma cena.

Ela resgata dores, inseguranças, problemas e medos que geralmente causam comportamentos autodestrutivos, e durante o processo de aprendizado as emoções são transformadas em combustível para que o personagem, qualquer um, conquiste o público.

A coach gosta de dizer que ensina atores e personagens a vencer e como chancela possui 35 deles com indicações e estatuetas do Oscar em casa. Fazem parte da lista Charlize Theron, James Franco, Halle Berry, Brad Pitt, Jake Gyllenhaal, Sylvester Stallone, Terrence Howard e Jared Leto.

Globalmente, sua técnica conta com professores habilitados na Rússia, Japão, Inglaterra, Filipinas, Brasil, Colômbia, Uruguai, Argentina, Canadá, Itália, Suécia, Holanda, Dinamarca, Noruega, Estônia, Israel, Romênia, Austrália, Alemanha, Áustria, Itália, China, Indonésia, Romênia, Ucrânia, França, Bélgica, Espanha, Polônia e mais.