'Resolvemos ter três filhos': Gugu esclareceu relação com Rose Miriam?
Augusto Liberato, que morreu aos 60 após acidente nos EUA, pouco abriu detalhes de sua intimidade em vida. Um dos maiores apresentadores da história da TV, o comunicador mantinha a vida pessoal longe dos holofotes e gerava curiosidade sobre a relação com a médica Rose Miriam, que é mãe dos filhos João Augusto, Marina e Sofia.
Gugu era casado? Mantinha relação estável? Ou os filhos nasceram fruto de um acordo? Desde a morte do ícone da TV brasileira, os filhos brigam na Justiça pela divisão dos bens, justamente, por ele não ter incluído a médica no documento.
Relação
Em quase 40 anos de vida pública, Gugu não deixou clara a relação com Rose Miriam. Em maio de 1994, o apresentador surgiu em capa da revista Caras com o anúncio do relacionamento a médica:
"Gugu mostra pela primeira vez sua namorada: Rose é médica, tem 30 anos e já teve um romance com ele há dez anos", informou a chamada da Caras.
Sete anos depois de apresentar a namorada, em junho de 2001, a mesma revista voltou a mostrar o casal e noticiou: "Gugu vai ser papai: sete anos depois de assumir o namoro em Caras, a médica Rose Miriam fica grávida do apresentador".
Demorei tanto para escolher a mãe de meu filho, mas tenho plena certeza de que escolhi a mulher certa. Ela é uma mãe maravilhosa.
Gugu
Gugu e Rose tiveram a história do namoro, nascimento dos filhos e viagens em família documentadas pela Caras entre 1994 a 2010. Entre às reportagens, a médica era citada em algumas oportunidades como "mulher do apresentador" ou "mãe dos filhos do apresentador", mas não havia uma declaração oficial de um dos lados atualizando o status do relacionamento.
Ou seja, Gugu nunca deu detalhes sobre a relação de namoro com Rose Miriam após o nascimento dos três filhos — fato que causa nos dias atuais a batalha judicial para comprovação da união estável. O que se sabe é que do nascimento das crianças até a morte do apresentador, eles apareciam em fotos na imprensa e redes sociais como uma família unida e feliz.
"30 anos é uma vida"
Cinco anos antes de sua morte, Gugu Liberato concedeu entrevista ao canal Intervenção, do jornalista Roger Turchetti, e afirmou que ele e Rose Miriam haviam optado em ter filhos mesmo sem terem se casado.
"Nós nunca nos casamos. Resolvemos, sim, ter os três filhos. Nos conhecemos no Viva Noite, ela era a minha secretária de palco", disse ele, que, na sequência, afirmou que na época tinha 30 anos de convivência com a médica — sem explicar, mais uma vez, a natureza da relação.
A gente namorou aquela época [do Viva Noite], depois ela saiu, foi fazer medicina, fez 5 anos de medicina, depois a especialização, mas nunca deixamos de manter contato. Então, se contar os anos que a gente se conhece, eu tenho a impressão que naquela época eu tinha 25 anos e tô com 54 anos, são 30 anos, é uma vida.
Gugu
O apresentador ainda relatou que admirava a mãe de seus filhos pela profissão de médica. "Aprendo muito com ela porque ela é uma mulher extraordinária. Eu sou apaixonado por medicina e já falei pra ela várias vezes que tem a profissão mais linda do mundo, que é poder salvar vidas, tratar do semelhante, que se eu não fosse da TV, provavelmente, seria médico", pontuou.
O que diz o testamento?
Gugu destinou 75% do montante aos seus três filhos, Marina, Sofia e João Augusto Liberato, e 25% a ser repartido entre cinco sobrinhos. Irmã do apresentador, Aparecida Liberato foi a responsável pelo patrimônio dos filhos de Gugu quando eles ainda eram menores de idade.
O documento assegura a Maria do Céu, 92, mãe do apresentador, uma pensão vitalícia de R$ 163 mil. A informação foi divulgada pela revista Veja em janeiro de 2020.
Rose Miriam, mãe dos três filhos do apresentador, não foi mencionada no testamento. Ela reivindica seus direitos na divisão, mas a relação entre eles nunca foi oficializada. A médica tenta comprovar a existência de uma união estável.
As testemunhas serão ouvidas na segunda audiência que discute o caso, apurou Splash. As pessoas selecionadas pela defesa de Rose Miriam serão as primeiras a se pronunciarem.
As gêmeas defendem o reconhecimento de uma união entre os pais e, por consequência, o direito à herança da mãe. João Augusto, por sua vez, é contra e está do lado da tia Aparecida.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.