Topo

Plano Geral: Schwazenegger e Fox: fracassos e vitórias dos astros do cinema

20/06/2023 20h12

O podcast Plano Geral estreia em formato videocast no UOL Splash.

Os apresentadores Thiago Stivaletti e Flavia Guerra começam destacando atores e atrizes que chegaram ao auge nos anos 1980 e 1990, que traçam, agora, novos caminhos para suas carreiras.

Eles ainda apontam um filme e uma minissérie que desvendam as personalidades, as vitórias, e os fracassos de dois grandes astros do cinema: Michael J. Fox e Arnold Schwarzenegger. E que ainda revelam suas trajetórias e desafios na vida pessoal e profissional, que se confundem com a história do cinema contemporâneo.

Escândalos pessoais: Na minissérie "Arnold", na Netflix, Schwarzenegger fala de sua infância até sua carreira política, os escândalos pessoais, passando pela trajetória no cinema, em que se consagrou com personagens como "O Exterminador do Futuro".

É interessante o formato de dividir a série em três etapas que funcionam como capítulos, as três grandes fases da vida dele, infância, estrelado no cinema e a maturidade com a vida política e os problemas pessoais que o abalaram tanto também. Flavia Guerra

Arnold x Arnold: Para Thiago, por ser produzida pelo ator, e ter seu ponto de vista em primeiro plano, "Arnold" bajula demais o ator e suas conquistas, mas, ao mesmo tempo, conta histórias deliciosas e pouco conhecidas.

"Adoro quando ele conta as histórias de cinema e filmagem. Começo de carreira de ator é sempre muito difícil. E a série traz 'Hércules em Nova York'', o 1º filme dele como protagonista, 5 anos antes de 'Conan'. Este filme não fez sucesso, ninguém lembra. Um projeto assim poderia ter acabado com a carreira dele, mas ele insistiu", comenta Thiago.

"STILL" e a luta Michael J. Fox para se manter na luta e ativo

Outro ator que conta suas dificuldades, principalmente antes da fama, mas, especialmente, das maiores dificuldades após chegar ao auge, é Michael J. Fox, em "Still - Ainda Sou Michael J. Fox".

Disponível na Apple TV+, o documentário conta seu início de carreira e como ele usou o fato de sempre parecer mais jovem do que era para conquistar papéis que mudaram não só sua vida, mas o cinema, como a trilogia "De Volta para o Futuro", além de falar abertamente da luta diária contra o Mal de Parkinson.

O filme é montado de uma forma com que o Michael hoje, com 50 e poucos, vai relembrando o que viveu nos anos 80, e isso vai sendo reencenado por ele mesmo jovem, com trechos de filmes e séries que ele fez e montando isso em partes em que isso é falado, como quando ele trabalhava muito, há cenas dele trabalhando feito louco nos filmes. Thiago Stivaletti

Humanização. Para Flavia, assim como "Arnold", "Still" humaniza Michael J. Fox, um personagem tão diferente de Schwarzenegger. "Michael parecia mais jovem do que era, era baixinho, tinha de usar o humor para combater o bullying que poderia sofrer por ser assim. E ele conta isso de uma forma muito bem-humorada."

Thiago comenta sobre o próprio título, que em inglês tem vários significados.

"Pode ser "Still", de 'ainda', como quem diz que continua aqui com sua energia."

"Tem o "Still" de 'quieto'."

"Também pode ser "Still" de 'stand still', de 'ficar de pé', uma analogia ao quanto ele batalhou para se manter em pé."

"E há algo do filme que gosto muito, que é quando ele descobre que sofre do Mal de Parkinson, mas estava filmando uma série chamada "Spin City". E se mostra como há duas ou três cenas da série que foram ao ar e hoje, sabendo do Parkinson, a gente percebe que ele está contendo um leve tremor em cena. É um personagem shakespeariano. A tragédia está se anunciando e o personagem está lutando, quer remar contra a maré, trabalhar o máximo de tempo que puder, ganhar dinheiro, para sustentar a família", observa Thiago.

TUDUM

O evento da Netflix também foi assunto no videocast. Com seus astros internacionais e nacionais, eles juntaram o público brasileiro para anunciar filmes, séries e atrações futuras.

É um evento para fãs, o que já está claro nas chamadas. As produções brasileiras lado a lado com as internacionais. É uma estratégia inteligente, já que o Brasil é um mercado grande e importante e jovem, o que revela que a programação está bastante voltada para eles. Flavia Guerra

Já para Thiago, a Netflix entendeu o quão importante é a realização de eventos para divulgar o line up do ano.

É a nova versão do que eram nossos trailers e teasers de cinema. Esta estratégia do "teasing", ou provocar, é muito importante. Hoje em dia somos soterrados com tanta coisa que não dá tempo nem de ter ansiedade do que ainda vai ver. Normalmente já temos uma fila do que ver. Thiago Stivaletti

"Deserto Selvagem" e a imperfeição dos personagens de Patricia Arquette e Matt Dillon

Comédia peculiar na Apple TV+: Outros dois grandes nomes do cinema nos contam mais sobre "Deserto Selvagem" (High Desert), são eles: Patricia Arquette e Matt Dillon.

Na trama desta comédia peculiar, eles vivem um casal que está sempre tentando se dar bem, mesmo que isso inclua ser fora da lei. Quando o marido Denny (Dillon) é preso, Peggy (Arquette) vai trabalhar em um parque temático do Velho Oeste, mas um belo dia decide mudar de vida e se tornar uma detetive particular.

"Eles são dois personagens muito reais, muito imperfeitos. Denny tem certeza que está fazendo a coisa certa, mas os truques e trambiques deles acabam fazendo com que as coisas deem mais errado ainda", comentou Dillon em conversa com Flavia Guerra, que vai ao ar no Youtube de Splash.

É esta contradição de trazer humor, dois grandes atores de Hollywood e, ao mesmo tempo, personagens que são complexos e até considerados "perdedores" que faz de "Deserto Selvagem" uma série que vale a pena ser conferida.

Baseada na irmã de uma das criadoras da série, Peggy decide um dia ser detetive particular. Ela é inteligente, capaz, mas atrapalhada como poucas.

Amo como eles funcionam juntos. Eles têm muita química, têm espiritualidade. Mas também se unem de um jeito ruim. Ela ainda sofre com dependência química, sempre querendo dar este jeitinho. Mas ela acaba entrando em mais problemas ao lado dele. Arquette