Christiane Tricerri: 'Descobri uma Frida Kahlo bem-humorada e sarcástica'
Frida Kahlo tornou-se um ícone pop ao longo dos últimos anos. A pintora, que teve uma vida marcada por problemas de saúde, fez das próprias dores matéria-prima da produção artística. As dificuldades, porém, estão longe de definir a existência da mexicana.
"Eu descobri que ela era uma pessoa muito piadista, muito bem-humorada, sarcástica, irônica e, apesar de tudo o que passava, tinha uma visão distanciada disso. Ela brincava com isso. Fazia disso uma história", conta Christiane Tricerri, atriz que interpreta a artista no espetáculo "Frida Kahlo - Viva La Vida", a Splash.
A peça, que encerra mais uma temporada na quinta-feira (22), no Teatro Vivo, em São Paulo, mostra camadas pouco conhecidas da pintora. Frida é retratada de forma "solar", sem ignorar os momentos difíceis.
"Gostava de receber as pessoas na casa dela. Só que às vezes alternativa com uma solidão completa. Ela tinha essa alternância. Era uma mulher solar, uma mulher festiva, mas vivia também uma grande solidão por conta do problema dela, de não poder se locomover", explica Christiane.
A montagem, que é fruto do texto original escrito pelo mexicano Humberto Robles, conta com tradução e direção de Cacá Rosset. A trama, que se passa no Dia dos Mortos, mostra a artista à mesa conversando com convidados vivos e mortos durante um jantar.
"Eu fiz a tradução do texto e praticamente não houve nenhuma necessidade de adaptação ou de alguma tropicalização. O texto é muito completo em si mesmo. Ele pega uma coisa interessante: ele se passa no Dia dos Mortos. E no México, ao contrário do Brasil, é um dia de Carnaval. É um dia de festa", conta o diretor.
O público participa do jantar. "É um texto extremamente teatral. O Robles é um autor que rompe a quarta parede. Então é uma Frida que incluí o público nesse jantar, nessa festa que ela está dando. O público passa a ser esses mortos e vivos convidados dela", completa Christiane.
A parceria entre Christiane Tricerri e Cacá Rosset nos palcos é antiga. "O Cacá, como diretor, sempre tira aquilo que há de melhor no ator. Eu acho isso incrível, porque não é que isso seja natural. Não é que todo diretor faça isso. O Cacá sempre descobriu em cada ator aquilo que de melhor esse ator poderia dar", opina a atriz.
Após o fim da temporada atual no Teatro Vivo, o espetáculo "Frida Kahlo - Viva La Vida" será encenado em Santos (SP), no dia 21 de julho, e em Vitória da Conquista (BA), no dia 10 de agosto. Há, ainda, um desejo "embrionário" de viabilizar a montagem em Portugal no início do ano que vem.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.