Topo

Anitta sobre clipe polêmico: 'Nada que eu não tenha vivido'

De Splash, em São Paulo

23/06/2023 10h24Atualizada em 24/06/2023 13h31

Anitta lançou hoje 12h o clipe de "Funk Rave", primeiro single do próximo álbum da cantora. A música, lançada ontem, celebra o funk carioca e é cantada em português, inglês e espanhol.

Após causar polêmica por uma suposta simulação de sexo oral em uma cena vazada, o clipe deixa a passagem para entendimento do público. Anitta apenas começa a se agachar na frente do modelo, e, na sequência, imagens lúdicas — um trem passando, uma banana e frutas sendo tocadas — dão a entender que os dois fizeram sexo.

"Sempre era essa a ideia. Sempre era para ser esse tipo de cena desde o início. Isso sempre esteve no roteiro, pena que estragaram a ideia vazando a cena dos bastidores. A ideia sempre foi ter conotação", disse a artista em coletiva da qual Splash participou na manhã de hoje.

Eu queria trazer uma coisa artística pra essa cena. Na verdade, nessa cena eu me inspirei num comercial muito antigo da MTV que tinha as mesmas coisas, como o metrô, simulando o sexo. Jamais teria medo [do clipe chamar atenção por isso]. Anitta

"Quando vazou a gente ficou bolado porque não era para ser nada de mais, e acabou virando. E não tem nada a ver comigo mudar o clipe por causa dos outros falando. Aí que eu faria mesmo".

Peso de representar o país internacionalmente: "Eu acho que tem muito peso [representar o país internacionalmente], porque estamos falando de quase 300 milhões de pessoas. É claro que cada um vai querer uma coisa, por isso que eu tento não representar ninguém. Eu tento representar a mim e a minha cultura, a minha realidade".

Não existe nada no meu clipe que eu não tenha vivido, ou que não seja parte do meu cotidiano. Não tenho medo das pessoas interpretarem como estereotipado porque é meu, não é uma coisa que eu olhei de fora e falei 'vou botar aqui'. Anitta

Ela diz que não liga para a cena ter vazado: "Aprendi a não ligar mais não. Inclusive, dá mais um 'buzz'".

Participação de pessoas negras no clipe: "Eu não quis gerar nenhum debate político. Quis mostrar a realidade da minha área, das coisas que eu fazia quando eu era adolescente, quando eu comecei minha carreira, e retratar o mais real possível".

"Funk Rave" é o primeiro lançamento de Anitta pela Republic Records. Antes, ela tinha contrato com a Warner Music, mas anunciou o rompimento no início de abril.

Novo álbum

Anitta disse que o novo álbum já está inteiramente pronto — sete clipes já foram gravados. "Tô numa fase de decidir o que eu vou colocar no álbum. Não é questão de funk exportação, tô fazendo o funk que a gente já tá acostumado, só tô cantando em inglês e espanhol. Essa é a diferença. Não tô fazendo nada com a intenção de ser diferente".

A cantora disse estar feliz com a gravadora nova e vivendo uma fase em que "chove sucesso e boy". "A vida tá tão perfeita, vou até ligar pro pai de santo e pedir umas proteções".

Para a artista, tanto ela quanto o funk são "mais valorizados" fora do Brasil. "As maiores oportunidades, eu primeiro recebi aqui fora para depois ser considerada no Brasil. Acho que mais pelo brasileiro não valorizar o que é nosso, mas o que é de fora".

[O funk] vai virar uma coisa tipo reggaeton, tenho certeza absoluta. Anitta

A polêmica

O videoclipe virou notícia em janeiro, quando uma suposta simulação de sexo oral para uma cena foi vazada. O momento foi gravado em um beco na Tijuquinha, no Rio de Janeiro.

Moradores da comunidade criticaram a cena. "Vão pensar que todos nós fazemos isso no beco", disse um morador da Tijuquinha à coluna de Lucas Pasin.

Nas redes sociais, as imagens também repercutiram, dividindo opiniões. Alguns opinaram, por exemplo, que a simulação de sexo reforçava a sexualização de mulheres periféricas.

Já Anitta afirmou que era preciso ver o resultado do clipe para opinar. "Quando a gente vê uma cena assim num filme, ninguém julga. Ninguém coloca o ator nessa posição de crítica, né? As pessoas nem sabem para o que filmei e já vão me colocando numa posição. Infelizmente, estou acostumada".

Cheguei a conclusão de que sou uma artista que luta pela liberdade sexual. É contra a hipocrisia. Acho que, durante todos esses anos de carreira, vi muita hipocrisia acontecer. Anitta

1 - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Conheça o modelo que protagonizou a cena de sexo oral com Anitta em um novo clipe
Imagem: Reprodução/Instagram

Yuri Meirelles, modelo que gravou a cena, disse que Anitta foi "superprofissional". "Tenho um respeito enorme [pela Anitta]. Ela foi superprofissional. Gente boa demais, fiquei super à vontade. Ela foi resenha na hora que tinha que ser, profissional na hora que tinha que ser. Não está à toa no patamar que está. Ela é dez", contou em entrevista ao Fofocalizando.