Topo

Anitta não se arrepende de apoiar Lula: 'Clima tá bem melhor do que antes'

De Splash, em São Paulo

23/06/2023 13h01

Anitta, 30, não se arrepende de ter apoiado Lula (PT) nas eleições do ano passado.

"Eu não me arrependo de me posicionar não. A gente tá num clima bem melhor do que a gente tava antes. O maior motivo de eu me posicionar era realmente o clima que eu sentia, de guerra, de briga, nervos a flor da pele. Já é uma vitória a gente não estar nesta energia péssima, de estar na briga, no ataque uns aos outros", disse a cantora durante a coletiva de imprensa do clipe de "Funk Rave", na qual Splash marcou presença.

"Nas próximas eleições a gente pensa no resto", completou.

A artista não se considera petista, mas declarou voto em Lula no ano passado. "Não tem mais a ver com política. Virou questão de respeito básico ao outro. Compaixão, senso coletivo. Eu não quero mais assistir isso acabando".

No início do mês, artistas como Mateus Solano, Thiago Lacerda e Sérgio Marone, que apoiaram a eleição de Lula, cobraram mudanças nas políticas socioambientais do governo.

O clipe

Anitta lançou hoje o clipe de "Funk Rave", primeiro single do próximo álbum da cantora. A música, lançada ontem, celebra o funk carioca e é cantada em português, inglês e espanhol.

Após causar polêmica por uma suposta simulação de sexo oral em uma cena vazada, o clipe deixa a passagem para entendimento do público. Anitta apenas começa a se agachar na frente do modelo, e, na sequência, imagens lúdicas — um trem passando, uma banana e frutas sendo tocadas — dão a entender que os dois fizeram sexo.

"Sempre era essa a ideia. Sempre era para ser esse tipo de cena desde o início. Isso sempre esteve no roteiro, pena que estragaram a ideia vazando a cena dos bastidores. A ideia sempre foi ter conotação", disse a artista em coletiva da qual Splash participou na manhã de hoje.

Eu queria trazer uma coisa artística pra essa cena. Na verdade, nessa cena eu me inspirei num comercial muito antigo da MTV que tinha as mesmas coisas, como o metrô, simulando o sexo. Jamais teria medo [do clipe chamar atenção por isso]. Anitta

"Quando vazou a gente ficou bolado porque não era para ser nada de mais, e acabou virando. E não tem nada a ver comigo mudar o clipe por causa dos outros falando. Aí que eu faria mesmo".

Peso de representar o país internacionalmente: "Eu acho que tem muito peso [representar o país internacionalmente], porque estamos falando de quase 300 milhões de pessoas. É claro que cada um vai querer uma coisa, por isso que eu tento não representar ninguém. Eu tento representar a mim e a minha cultura, a minha realidade".

Não existe nada no meu clipe que eu não tenha vivido, ou que não seja parte do meu cotidiano. Não tenho medo das pessoas interpretarem como estereotipado porque é meu, não é uma coisa que eu olhei de fora e falei 'vou botar aqui'. Anitta

Ela diz que não liga para a cena ter vazado: "Aprendi a não ligar mais não. Inclusive, dá mais um 'buzz'".

Participação de pessoas negras no clipe: "Eu não quis gerar nenhum debate político. Quis mostrar a realidade da minha área, das coisas que eu fazia quando eu era adolescente, quando eu comecei minha carreira, e retratar o mais real possível".

"Funk Rave" é o primeiro lançamento de Anitta pela Republic Records. Antes, ela tinha contrato com a Warner Music, mas anunciou o rompimento no início de abril.