Topo

Daniela Lima rebateu fake news e xingamento de 'quadrúpede' de Bolsonaro

Daniela Lima confrontou fake news e ofensas - Nadja Kouchi
Daniela Lima confrontou fake news e ofensas Imagem: Nadja Kouchi

Colaboração para Splash, de São Paulo

23/06/2023 14h10Atualizada em 26/06/2023 15h49

Daniela Lima, 37, já rebateu fake news e comentários depreciativos na TV. A jornalista pediu demissão da CNN Brasil, conforme apurou o colunista Lucas Pasin de Splash, e se juntará à equipe da GloboNews em julho.

Questionou uso de hidroxicloroquina e confrontou senador. Depois do senador Luis Carlos Heinze (PP-RS) defender o medicamento comprovadamente ineficaz contra a doença, rebateu: "Aqui na CNN, vários colegas infelizmente pegaram a covid-19. Nenhum deles tomou hidroxicloroquina, cloroquina, azitromicina, Annita, zinco, sei lá. E todos eles estão bem, graças a Deus. A medicina oferece saídas seguras".

Insulto de Bolsonaro e resposta. Em junho de 2021, Jair Bolsonaro chamou Daniela Lima de "quadrúpede". A jornalista respondeu: "Boa notícia é minha morte ou morte da imprensa? As pessoas perderam a noção...".

Rebateu fake news. A apresentadora interrompeu o "CNN 360º" após um tuíte indicar que teria apoiado a queima da estátua do bandeirante Borba Gato em São Paulo, em julho de 2021. "Eu não passo pano para criminoso, e quem vai nas redes sociais covarde atacar a mim e à minha família com base em mentira vai ter de ser responsabilizado", disse à época.

Repúdio à ofensa de bolsonarista. Em 2022, Daniela Lima foi ofendida por fechar os comentários de seu perfil no Twitter e repudiou a ação: "É para diminuir a quantidade de gente que, como você, é incapaz de olhar até a data de um tuíte, que dirá de diferenciar fato de fake. Mas, ainda assim, se sente à vontade para espalhar ódio, mentira e ignorância".

Chamada de 'escrota' e reação. Neste ano, uma bolsonarista a chamou de "escrota" nas redes sociais. A jornalista rebateu a crítica: "Ô, dona Elza. Eu não sou procuradora, não sou o ministro, muito menos sou quem pegou as joias, sem declarar, que entraram escondidas da Receita no Brasil, e sem qualquer prova da procedência. Então, assim, se tem algum esc... aí, não sou eu não. E a senhora, cristã, de bem, lave a boca".