Topo

Ex-estrela mirim diz que foi demitida da Disney após se declarar queer

Alyson Stoner é atriz, dançarina e dubladora - Reprodução/Instagram
Alyson Stoner é atriz, dançarina e dubladora Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para Splash, em São Paulo

24/06/2023 11h53

A ex-estrela mirim da Disney Alyson Stoner, 29, disse ter sido demitida de uma série infantil do canal após se declarar queer.

Em entrevista ao podcast "I'm Literally Screaming", a atriz, dubladora e dançarina definiu a demissão como "discriminatória". "Quando eles [os produtores] souberam que eu era queer, acharam que não era seguro me deixar perto de crianças". Ela não mencionou o nome do programa ou dos executivos em questão.

Alyson, conhecida por papéis em "Doze é Demais" e "Camp Rock", se declarou queer em uma entrevista à revista adolescente Teen Vogue, em março de 2018. "Eu sentia pressão para me assumir. Foi uma escolha minha, mas sabia que poderia afetar o modo como as pessoas me viam e os meus trabalhos".

O que é queer?

O termo queer abrange várias possibilidades de gênero e sexualidade, possuindo atualmente um significado bastante amplo.

A representatividade vem sendo umas das palavras-chave nos últimos anos e sua importância traz visibilidade para a diversidade.

O termo engloba todas as pessoas que não se viam representadas pela palavra homossexual, ou seja, qualquer um que não se sinta heterossexual pode ser queer — transexual, pansexual, etc.