Topo

Inglês desistiu de doc com submarino Titan: 'Perigoso em todos os níveis'

Ross Kemp desistiu de fazer documentário usando o submersível Titan - Reprodução/Instagram
Ross Kemp desistiu de fazer documentário usando o submersível Titan Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para Splash, em São Paulo

24/06/2023 13h00

O ator e apresentador de televisão inglês Ross Kemp, 58, revelou que desistiu de fazer um documentário usando o submersível Titan no ano passado após sua equipe de produção definir que o veículo era "perigoso em todos os níveis".

A ideia inicial era filmar um mergulho no local do naufrágio do Titanic com o submarino da OceanGate. "O time descartou o uso do Titan depois de concluir que o submersível não era adequado e seguro para o seu propósito", disse o empresário de Kemp, Jonathan Shalit, ao jornal The Sun.

Um membro da equipe de Kemp questionou a OceanGate sobre os treinamentos necessários antes da viagem. A resposta da empresa foi "nenhum".

"Nossos planos rapidamente mudaram", ressaltou Shalit.

Entenda o caso

O submersível, apelidado de Titan, submergiu na manhã de domingo, 18 de junho. Os turistas queriam ver os destroços do Titanic, localizado no Atlântico Norte.

O barco de apoio na superfície, o quebra-gelo Polar Prince, perdeu contato com ele cerca de uma hora e 45 minutos mais tarde, segundo a Guarda Costeira dos EUA.

Um piloto e quatro passageiros faziam parte da expedição. São eles: Stockton Rush, presidente da OceanGate; o bilionário Hamish Harding; Shahzada e Suleman Dawood, um empresário paquistanês e seu filho; e Paul-Henry Nargeolet, ex-comandante da Marinha Francesa e considerado um dos maiores especialistas do naufrágio do Titanic.

O submersível foi dado como desaparecido a cerca de 700 quilômetros ao sul de São João da Terra Nova, capital da província canadense de Terra Nova e Labrador, segundo as autoridades canadenses, na área onde ocorreu o naufrágio do Titanic, em 1912.