Topo

'Grande conquista': Regiane Alves comemora beijo lésbico em Vai na Fé

Clara (Regiane Alves) e Helena (Priscila Sztejnman) se beijam em "Vai na Fé" - Reprodução/Globoplay
Clara (Regiane Alves) e Helena (Priscila Sztejnman) se beijam em "Vai na Fé" Imagem: Reprodução/Globoplay

Colaboração para Splash, em São Paulo

24/06/2023 10h02

Regiane Alves, 44, em entrevista ao Extra sobre a repercussão positiva do beijo lésbico entre sua personagem Clara e Helena (Priscila Szteinman) em Vai na Fé (Globo).

Repercussão positiva nas redes sociais. "Foi muito aceito. As pessoas amaram. A gente ficou muito feliz, já que foi uma conquista de todos. É triste, depois de dez anos do beijo entre os personagens do Mateus Solano e do Thiago Fragoso (em "Amor à vida"), ainda ter que discutir sobre mostrar um beijo na TV"

Membros da comunidade LGBTQIAPN+ reclamaram dos cortes das cenas do beijo. "É uma luta imensa. Quem é da comunidade se sente muito representado, eu pude sentir isso agora. Toda essa transformação da Clara se descobrindo apaixonada por uma outra mulher, depois dos 40 anos é tão bonito. Acho que cabe a nós ter muito respeito."

O beijo só aconteceu porque a comunidade [LGBTQIAPN+] se juntou, foi para a internet e reclamou. Foram ouvidos, é uma grande conquista. Eu já sabia que era uma personagem que se envolveria com uma mulher, mas que, antes, deveria ter uma relação complicada com o marido Téo (Emilio Dantas) para que o público comprasse a ideia Regiane Alves

Frustração pelos cortes e bastidores sobre o beijo exibido. "Como atriz, fiquei frustrada quando não rolou o beijo porque é como se o caminho da personagem fosse para outro lugar. A gente continuou gravando as cenas com beijo e elas não foram ao ar, mais ou menos cinco cenas. Com isso, eu achava melhor não gravar mais porque não me frustrava como atriz, nem o público. Esta sequência que foi para a TV, a gente tinha gravado sem o beijo, mas, na semana seguinte, estava roteirizada novamente. Levei um susto. Regravamos e demos o beijo no final, de forma sutil e delicada."