Topo

Esfaqueada e expulsa de casa: atriz de 'Terra e paixão' relembra trauma

Atriz de "Terra e paixão" foi esfaqueada e expulsa de casa - Reprodução/Instagram
Atriz de 'Terra e paixão' foi esfaqueada e expulsa de casa Imagem: Reprodução/Instagram

De Splash, em São Paulo

25/06/2023 18h21

Valéria Barcellos, a Luana de 'Terra e paixão' (Globo), em entrevista ao jornal Extra:

A atriz, que é uma mulher trans, contou que foi vítima de violência. "Eu já fui esfaqueada por uma pessoa na rua porque eu estava caminhando, em Porto Alegre, em 2015. É uma luta diária para sobreviver, até com a gente mesmo. Às vezes, desistimos de ir aos lugares, repensamos sair de casa porque sabemos que vai ter alguma violência. Hoje, enfrento ainda muita coisa, apesar de estar em destaque na novela. Mas acredito muito na arte como uma chave de mudança."

Ela ficou afastada do trabalho para lutar contra um câncer, entre 2019 e 2020. "Foram cerca de dois anos de tratamento, foi bem difícil, agressivo. Perdi o cabelo, não conseguia comer, tive enjoo, todas aquelas coisas horrorosas. E, no meio disso, tinha que trabalhar, porque os boletos não paravam de chegar."

Valéria foi expulsa de casa pelo padrasto. "O meu pai genético deixou a minha mãe quando soube que ela estava grávida, mas eu o conheci aos 8 anos. Eu me senti tão assustada, com medo de que ele me levasse para longe da minha mãe, que eu fugi. Aos 17, eu tentei reencontrá-lo, mas ele morreu no mesmo dia. Já com o meu pai de adoção, eu tenho uma relação cordial, nada além disso. Ele mora em Santo Ângelo com a nova esposa. Me colocou para fora de casa."

Atriz celebra a oportunidade de trabalhar ao lado de grandes nomes da teledramaturgia. "Fico me perguntando se alguém vai me dizer que é pegadinha. É curioso como eu sempre achei que este era um lugar que não me pertencia."

Representatividade na TV: "Acreditava que travestis e pessoas trans não poderiam ocupar esse lugar. Eu estou ali agora para aparar essas arestas. Quero que as muitas outras que vierem depois de mim não passem pelas coisas que passei e ainda passo".

A personagem Luana mudou completamente a vida da artista: "Saí de Porto Alegre e hoje estou morando no Rio, com uma das vistas mais lindas dessa cidade, na Barra da Tijuca, de frente para o mar. Minha personagem é muito diferente de mim, tem a unha comprida, eu já as uso curtinhas. Perdi o cabelo todo por conta da quimioterapia e hoje tenho ele um pouco mais curto, Luana tem um cabelão".