AGU entra com ação contra âncora da Jovem Pan que associou Dino a facção
A Advocacia Geral da União entrou com uma ação civil pública contra Tiago Pavinatto, apresentador da Jovem Pan.
A AGU entrou com a ação por meio da Procuradoria Nacional da União de Defesa da Democracia (PNDD), órgão criado após os atos antidemocráticos de 8 de janeiro que visa "representar a União em resposta e enfrentamento à desinformação sobre políticas públicas".
Pavinatto associou Flávio Dino, Ministro da Justiça e Segurança Pública, ao crime organizado e ao tráfico de drogas em aparição no programa Jovem Pan News, em maio deste ano. O advogado também é comentarista dos programas Linha de Frente e Pânico, da mesma emissora.
"Se Flávio Dino, nesse entra e sai do Complexo da Maré, que ele nunca explicou, eu não posso conjecturar que talvez não se queira expulsar de lá o PCC por razões outras? [...] Como é que o senhor entrou no Complexo da Maré, dominado pelo Comando Vermelho? Eu tenho todo direito de conjecturar que esse repentino interesse por armar as Forças Armadas, ao mesmo tempo que se muda o artigo 142, pode servir unicamente por motivo de expulsar o PCC [da Amazônia] e ajudar talvez, facções que eventualmente, sejam amigas", disse o apresentador na ocasião.
A PNDD pede R$ 300 mil de indenização por danos morais coletivos, que Pavinatto divulgue uma retratação em suas redes sociais e a exclusão das publicações das redes sociais. A Procuradoria também requer que as redes sociais informem se os conteúdos veiculados geraram algum tipo de lucro e em, caso positivo, que esses valores sejam restituídos.
O órgão afirma ainda que Flávio Dino fez uma visita institucional ao Complexo da Maré, a convite da ONG Redes da Maré, com a finalidade de "reafirmar a disposição do Estado em se fazer presente naquela localidade a despeito das dificuldades que possam existir no combate ao crime organizado."
Em maio, Dino compartilhou trecho da fala de Pavinatto em suas redes sociais. "É isso que a extrema-direita chama absurdamente de 'liberdade de expressão'. Óbvio que não é. Em nenhum país do mundo", escreveu o ministro.
Splash fez contato com Tiago Pavinatto, e, por e-mail, foi informado que "o Dr. Pavinatto não foi citado no processo."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.