Bissexual, Ana Hikari abre o jogo sobre aventura sexual 'mais coletiva'
Considerada uma das principais porta-vozes da visibilidade asiática na mídia nacional, a atriz Ana Hikari, 28, falou abertamente sobre o assunto durante participação no talk show De Lado com Fefito.
Ela reafirmou a importância global de o tema ser debatido. "Acredito muito na interseccionalidade das discussões. Penso que, quando se discute uma pauta em relação às pessoas amarelas, ganha-se na luta antirracista, mobiliza-se mais contra questões de apagamento e genocídio indígena, contra questões de pessoas negras", defende.
Ana compara, inclusive, a questão da visibilidade asiática com a luta LGBTQIA+. "Eu, por exemplo, sou uma mulher bissexual - e a bissexualidade é muito invisibilizada. Se a gente entende que a invisibilidade bi é muito semelhante à de pessoas amarelas, vamos começar a questionar igualmente e lutar contra [todas] essas invisibilidades."
Não obstante, a atriz garante que não gosta de ser vista como a principal referência sobre o tema. "As mídias e as pessoas me enxergam como a única voz em relação a isso - e não, é mentira! Tem muita gente falando sobre isso, tanto nas redes sociais como na televisão: Bruna Aiiso, Jacqueline Sato, Bruna Tukamoto, Leo Wang...", enumera.
Bissexualidade
Namorando há mais de um ano o chef de cozinha uruguaio Facundo Connio, Ana Hikari assumiu sua orientação bi muito antes de começar o atual relacionamento. O fato de estar em uma relação aberta, inclusive, permite-lhe continuar vivenciando sua sexualidade de maneira livre.
Ela assegura, porém, que não tem preferência por gênero A ou B na hora de ficar com alguém. "Penso na pessoa que está na minha frente - e aí calha de ela ser um homem cis, um homem trans, uma mulher cis, uma mulher trans... Não tenho essa de 'eu quero pegar esse gênero'."
Fluida, Ana não esconde que também aprecia, eventualmente, uma aventura sexual mais 'coletiva'. "Depende do dia, depende das pessoas [envolvidas]. Acho que é sobre a situação, sobre o lugar, sobre a pessoa", filosofa.
Já pegou o Jão?
Muita gente não sabe, mas Ana Hikari e o cantor Jão, 28, foram colegas de faculdade na Universidade de São Paulo (USP). À época, ele cursava Publicidade e Propaganda, enquanto a atriz estudava Artes Cênicas.
Questionada por Fefito, ela admitiu ter convivido bastante com o músico durante aquele período."A gente viveu altas aventuras nos jogos universitários", confessou.
Se eles chegaram a se envolver? Ana garante que não - mas concorda que a ideia não seria ruim. "Cara, queria. Jão, me liga!", brincou a protagonista da série As Five (Globoplay).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.