Topo

OPINIÃO

Estupro, maus-tratos: Globo exagera com vilões muito cruéis nas novelas?

Colaboração para Splash

27/06/2023 12h00

A colunista Marcelle Carvalho e o repórter Vítor Balciunas fizeram ontem, no programa Splash Vê TV, um balanço dos principais vilões de novelas da atualidade: Irene (Glória Pires), de "Terra e Paixão"; Theo (Emílio Dantas), de "Vai na Fé"; e Gilda (Mariana Ximenes), de "Amor Perfeito" - todos folhetins da Globo.

Na visão de Marcelle, o trio cumpre bem, cada qual em seu respectivo território, a função de antagonizar. "A gente já tem bem definidas as caras da maldade nessas novelas. Todos eles [Irene, Gilda e Theo] têm aquela coisa da dissimulação, da sedução... Fico até pensando quem é o pior."

A colunista pensa, no entanto, que falta humanizar tais figuras. "São todos [personagens] bem construídos, [porém] mais maniqueístas que outros vilões que a gente já viu. É maldade em cima de maldade! Tem [outros antagonistas] que nos fazem pensar: a pessoa é má, mas tem um ponto [humano] - o amor genuíno pelo mocinho, por exemplo."

Vítor concorda - e cita Carminha (Adriana Esteves), de "Avenida Brasil" (2012), como exemplo de vilão que fez sucesso sem estereotipar tanto. "A personagem era complexa. Ela cometia várias atrocidades, fez de tudo contra a Rita (Débora Falabella)... Mas, [mesmo] de um jeito bem torto, bem louco, tinha o desejo de manter a família unida", recorda.

Marcelle defende que os novelistas atuais poderiam se mirar mais em cases como esse. "Todos eles [vilões atuais] têm intérpretes muito bons, obviamente, mas acabam trazendo essa coisa mais antiga de ser mau porque é mau. Não que seja um demérito, mas cansa um pouco também."

O Splash Vê TV é exibido ao vivo às segundas-feiras, a partir das 14h, no canal de Splash no YouTube, com as principais notícias do dia e comentários de Marcelle Carvalho e convidados. Assista à íntegra: