Topo

Morre Sue Johanson, a 'vovó que falava de sexo' no GNT, aos 93 anos

Sue Johanson, educadora sexual e apresentadora de TV - Divulgação/GNT
Sue Johanson, educadora sexual e apresentadora de TV Imagem: Divulgação/GNT

De Splash, no Rio

29/06/2023 15h26

A canadense Sue Johanson, educadora sexual e apresentadora do "Falando de Sexo" (GNT), morreu aos 93 anos hoje. Ela morreu em uma casa de repouso, em Ontário, no Canadá, cercada por sua família. As informações foram divulgadas pela CBC News.

A enfermeira ficou conhecida por apresentar programas que falavam abertamente sobre sexo para jovens e adultos entre 1990 e 2000. O mais famoso fo o "Talk Sex", atração importada ao Brasil pelo GNT. Foi rebatizado de "Falando de Sexo" e se tornou um sucesso.

Em 2005, Sue visitou o Brasil para conferir o sucesso de seu programa no país. Conhecida por ser "a vovó que fala de sexo na TV", ela disse, em entrevista ao jornal O Globo, que somente passou a falar de sexo sem tabu depois dos 50.

"Só na década de 80, quando passei a trabalhar numa clínica para adolescentes e a responder às dúvidas dos jovens, decidi me especializar em sexo. Achei que se os esclarecesse do meu jeito, com humor, seria melhor. Ninguém reclamou, e continuei."

Quem foi Sue Johanson?

Natural de Toronto, no Canadá, Sue Johanson começou a vida profissional como enfermeira.

Na década de 1970, ela abriu uma clínica de controle de natalidade, na escola de sua filha Jane, e a administrou por quase duas décadas.

Em 1984, Sue estreou o programa "Sunday Night Sex Show", em uma rádio localizada em Toronto. O programa migrou para a TV canadense em 1996 e permaneceu no ar até 2005.

Nos EUA, o programa "Talk Sex"oi lançado em 2002. Exibido por seis anos, ele foi vendido a dezenas de países, incluindo o Brasil.

Sue Johanson deixa três filhos e dizia ser apaixonada por jardinagem e costura.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do informado no texto original desta matéria, Sue Johanson é canadense, e não norte-americana. A informação já foi corrigida.