Topo

Alan Arkin, vencedor do Oscar por 'Pequena Miss Sunshine', morre aos 89

Alan Arkin venceu o Oscar e morreu aos 89 anos - Divulgação
Alan Arkin venceu o Oscar e morreu aos 89 anos Imagem: Divulgação

De Splash, em São Paulo

30/06/2023 11h09

Alan Arkin, ator vencedor do Oscar por "Pequena Miss Sunshine", morreu ontem, aos 89 anos. Ele estava em sua casa, em Carlsbad, Califórnia (EUA). A causa da morte não foi revelada.

A informação foi confirmada pelos filhos do artista. "Nosso pai era uma força da natureza talentosa e única, tanto como artista quanto como homem. Um marido amoroso, pai, avô e bisavô, ele era adorado e sua falta será profundamente sentida", diz declaração enviada à revista People.

Arkin ganhou o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante em 2007 pela sua atuação no filme independente "Pequena Miss Sunshine", no qual viveu o avô desbocado da protagonista. Ele concorreu ao mesmo prêmio em 2013, por "Argo".

Ele chegou a ser indicado ao Oscar de Melhor Ator duas vezes: em 1967 por "Os Russos estão chegando! Os Russos estão chegando!" e em 1969 pelo longa "Por que Tem que Ser Assim?".

Recentemente, Arkin recebeu duas indicações ao Emmy Award como Melhor Ator em Série de Comédia pela atuação em "O Metódo Kominsky", produção da Netflix estrelada ao lado de Michael Douglas. Antes, ele já tinha sido indicado quatro vezes ao prêmio, em outras categorias, logo no início de sua carreira.

Alan Wolf Arkin nasceu no Brooklyn, em 26 de março de 1934. Sua família se mudou para Los Angeles quando ele tinha 12 anos.

O teatro foi o início de seus trabalhos como ator. Ele foi membro da trupe de comédia conhecida como Second City, em Chicago. Sua estreia na Broadway aconteceu em 1961, no espetáculo "From the Second City". Dois anos depois, Arkin ganhou um Tony Award por "Enter Laughing".

Atuou no filme brasileiro "O Que É Isso Companheiro" (1997), dirigido por Bruno Barreto. No longa, ele viveu Charles Burke Elbrick.

O artista foi casado três vezes e deixa três filhos, Adam, Matthew e Anthony.