Defesa de filho e irmã de Gugu ameaça: 'Vamos processar quem faz ataques'
A equipe de advogados de João Augusto Liberato e Aparecida Liberato, filho e irmã do apresentador Gugu Liberato, afirmou que vai responder na Justiça a quem "fizer acusações levianas" contra a dupla. Eles se posicionam contra o reconhecimento da união estável entre o apresentador e Rose Miriam di Matteo.
"A família Liberato jamais concordará com a exposição da intimidade e a vida pessoal do Gugu Liberato e continuará lutando para defender a sua memória, a forma discreta como Gugu sempre conduziu a sua vida", diz a nota oficial em contato com Splash.
Defesa de João Augusto repudiou vazamentos em processos envolvendo a família. "A origem da exposição desnecessária e ilícita dos atos e provas processuais será apurada na esfera criminal. O processo é o palco certo para produção de provas. Aqueles que rompem com o segredo de justiça, com a discrição, serão penalizados".
Da mesma forma, as levianas acusações lançadas contra Aparecida Liberato, irmã de absoluta confiança de Gugu, contra o João Augusto, serão objeto de processos.
Equipe de advogados liderada por Dilermando Cigagna Júnior seguiu com críticas. "Os oportunistas de plantão deveriam se preocupar com a verdade e com o direito, ao invés de buscar uma notoriedade efêmera. O famoso sempre foi Gugu Liberato. Gugu não precisava de holofotes, tinha luz própria".
Resposta não é só em relação ao que argumenta advogado de Rose Miriam, apurou Splash. A defesa de João Augusto também se referem aos comentários externos, que não fazem parte do processo. A informação de que o filho do apresentador não quis se posicionar em audiência é um dos pontos rebatidos.
Advogados também se preocupam com notícias falsas. Foram solicitados "cuidados especiais" nas audiências do caso realizadas em junho para que registros, imagens ou depoimentos não fossem vazados, apurou Splash.
Confira posicionamento na íntegra
Na qualidade de advogados do Espólio de Gugu Liberato, João Liberato e seus primos, comunicamos que não iremos nos manifestar sobre qualquer processo protegido por sigilo judicial.
A família Liberato jamais concordará com a exposição da intimidade e a vida pessoal do Gugu Liberato e continuará lutando para defender a sua memória, a forma discreta como Gugu sempre conduziu a sua vida.
Repudiamos os vazamentos dos processos. A origem da exposição desnecessária e ilícita dos atos e provas processuais será apurada na esfera criminal.
O processo é o palco certo para produção de provas. Aqueles que rompem com o segredo de justiça, com a discrição, serão penalizados.
Da mesma forma, as levianas acusações lançadas contra Aparecida Liberato, irmã de absoluta confiança de Gugu, contra o João Augusto, serão objeto de processos.
Os oportunistas de plantão deveriam se preocupar com a verdade e com o direito, ao invés de buscar uma notoriedade efêmera.
O famoso sempre foi Gugu Liberato. Gugu não precisava de holofotes, tinha luz própria!
Qual a disputa?
Gugu morreu em novembro de 2019 e, desde então, sua família disputa a herança, avaliada em R$ 1 bilhão.
O apresentador escreveu um testamento em 2011 deixando 75% do seu patrimônio para os três filhos e os 25% restantes para os cinco sobrinhos.
Excluída da divisão, Rose Miriam argumenta que tinha uma união estável com Gugu. Ela nunca se casou com o apresentador e terá direito a uma parte da herança caso a ligação seja reconhecida pela Justiça. O processo dividiu os filhos do casal.
As gêmeas Marina e Sofia Liberato, 19, foram emancipadas aos 17 anos e passaram a apoiar a mãe na batalha judicial. Em vídeo vazado em 2021, as filhas de Gugu dizem que a tia mentia para elas e reclamam da forma como Aparecida as tratava após a morte do apresentador.
João Augusto Liberato afirmou que a mãe está manipulando suas irmãs e defende que a tia seja mantida como administradora da herança: "Assim era a vontade de meu pai e acredito que todos deveriam respeitá-la, porque se amanhã herdarmos algo, será fruto exclusivo de seu trabalho", disse em texto encaminhado ao jornalista Lauro Jardim.
Além de Rose, o chef de cozinha Thiago Salvático, 33, também pediu o reconhecimento de uma união estável com Gugu. Ele diz que teve um relacionamento de nove anos com o apresentador. O pedido foi feito em maio de 2020 e, no mês seguinte, ele anunciou que havia desistido da briga pela herança. Em janeiro deste ano, a Justiça negou o reconhecimento da suposta união estável, e Thiago disse no Instagram que pretende provar a relação por uma questão de honra.
Decisão recente envolve Thiago Salvático
O STJ atendeu a um pedido de Thiago Salvático, 35, de suspender a ação da mãe dos filhos de Gugu Liberato pelo reconhecimento da união estável com o apresentador.
Thiago pede reconhecimento de uma união estável com Gugu Liberato. Ele perdeu na primeira instância, em janeiro de 2023, e recorreu.
Na última sexta-feira (23), o TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) reverteu a decisão que anulou a ação.
Segundo publicação no Diário da Justiça Eletrônico, o desembargador Galdino Toledo determinou o retorno dos autos à 1ª instância. Desta forma, a família do apresentador pode ser citada no processo.
"O reconhecimento da união estável é uma questão de respeito e de honra. Eu jamais desejei essa repercussão toda sobre o meu relacionamento com o Gugu", comentou o chef, em conversa com Splash, em janeiro.
Quando entrou na Justiça, Thiago disputava parte da herança. No entanto, ele desistiu da ação, e hoje briga apenas pelo reconhecimento da união.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.