Topo

Rei Charles 3º terá 'segunda coroação', mas não será coroado; entenda

Rei Charles 3º e rainha Camilla foram coroados em maio - Reprodução/Hugo Burnand
Rei Charles 3º e rainha Camilla foram coroados em maio Imagem: Reprodução/Hugo Burnand

De Splash, em São Paulo

05/07/2023 04h00

O rei Charles 3º, 74, e a rainha Camilla, 75, terão hoje uma nova cerimônia de coroação, desta vez, na Escócia.

A comemoração faz parte da Royal Week ou Semana Real, evento anual em que a família real vai ao país para celebrar a cultura escocesa e participar de compromissos oficiais. Desta vez, a Semana também marcará a coroação do novo monarca.

O evento terá procissões, uma missa na Catedral de Santo Egídio, salva de tiros e um desfile aéreo, ritos similares aos da coroação que aconteceu em maio, em Londres.

Charles será apresentado às Joias da Coroa Escocesa, as mais antigas da Grã-Bretanha, mas não será coroado. Isso porque a Escócia não é um reino independente há mais de 300 anos, desde os Atos de União de 1707, que unificaram os reinos da Inglaterra e da Escócia em um estado unitário.

Portanto, não seria correto coroar Charles 3º com a Coroa de James 5º, feita em 1540 e usada pela última vez em uma coroação em 1651. A cerimônia da rainha Elizabeth 2ª também aconteceu na presença das Joias da Coroa Escocesas e, da mesma forma, ela não foi coroada.

A espada original, de 1507, é muito frágil para ser usada e, por isso, Charles receberá uma espada feita em homenagem a Elizabeth 2ª. A nova peça leva o nome de Elizabeth e sua produção custou por volta de R$ 135 mil.

William e Kate também estarão presentes nos eventos. Na Escócia, o casal tem os títulos de duque e duquesa de Rothesay.

A missa começa às 9h15 (horário de Brasília), com uma procissão por Edimburgo, e termina às 11h40 (horário de Brasília), com o desfile da Força Aérea Real.