Topo

Famosos lamentam morte de Zé Celso: "O teatro chora"

Zé Celso em 15 de junho de 2023 - Jota Erre/Photo Premium/Folhapress
Zé Celso em 15 de junho de 2023 Imagem: Jota Erre/Photo Premium/Folhapress

De Splash, em São Paulo

06/07/2023 09h45

Morreu aos 86 anos o diretor teatral Zé Celso. Ele estava internado desde a última terça-feira, quando um incêndio tomou conta de seu apartamento em São Paulo.

Nas redes sociais, famosos e amigos lamentaram a partida do dramaturgo.

José de Abreu: "Morreu Zé Celso. RIP. O teatro chora."

Britto Jr.: "Morre em São Paulo Zé Celso Martinez, um dos maiores diretores de teatro do Brasil. Foi o epílogo de uma tragédia!"

Laerte Coutinho: "Zé Celso, querido. Que triste saber dessa morte."

Flávia Oliveira: " Zé Celso Martinez Corrêa morre em São Paulo."

Fernando Haddad: "Com a morte de Zé Celso Martinez Corrêa morre também uma parte do sentimento de ousadia e coragem do teatro brasileiro. Meus sentimentos aos familiares."

Guilherme Boulos: Vá em paz, meu amigo! A rebeldia e transgressão que mudaram a história do teatro brasileiro. Viva a arte eterna de Zé Celso! Viva, Zé!

Margareth Menezes: Sentimos profundamente a perda de Zé Celso. Um dos dramaturgos mais revolucionários e inovadores do Brasil, dirigiu mais de 40 peças, potencializou o modernismo e fundou o Teatro Oficina. Uma verdadeira referência. Mais do que artista, foi um árduo defensor da democracia: usou o teatro para exaltar a liberdade e afrontar os arbítrios da ditadura militar. Com a sua partida, a cultura brasileira perde parte grande de seu brilho e irreverência. Zé Celso, presente!"

Sâmia Bomfim: "Perdemos hoje um patrimônio da cultura brasileira, Zé Celso nos deixou. Irreverente, generoso e inovador, marcou a dramaturgia do nosso país e afrontou os podres poderes. Deixo meu abraço no seu marido Marcelo, na turma do Teatro Oficina e na sua família. Descanse em paz, Zé"

Michel Melamed: "O Teatro Brasileiro. Viva Zé Celso!! Viva o Teatro Oficina!!"

Kleber Mendonça Filho: "Eu não sou do Teatro, mas meus filmes foram todos impactados de alguma forma por Zé Celso, com a energia de atrizes e atores, da arte e pitacos amigos de roteiro, um senso de direção e visão sobre o Brasil. Esse é o significado de um real impacto na Cultura. Obrigado Zé Celso."

Sônia Guajajara: "Dia triste para a Cultura brasileira. Morreu Zé Celso, um grande artista que revolucionou o teatro brasileiro. Sempre criativo, irreverente e com postura crítica, inspirou palco e plateia por onde se apresentasse. Viva Zé Celso! Viva o @oficinauzynauzona!"

Geraldo Alckmin: "José Celso Martinez escreveu uma rica história pessoal e para o Brasil. Irreverente, provocativo e dono de uma enorme capacidade inventiva, Zé Celso tornou o Teatro Oficina um patrimônio da cultura brasileira e um celeiro de talentos para nossos palcos.

Que seu legado continue a inspirar as próximas gerações de homens e mulheres que se dedicam às artes cênicas em nosso país."

Armando Babaioff: "Que dia triste. Uma perda imensa para o teatro e para o Brasil. Todos os aplausos para você são poucos. Viva Zé Celso!"

Marcelo Tas: "'Não sou de resistir, eu sou de reexistir' Viva Zé Celso."

Marina Lima: "Viva Zé Celso! Vida eterna ao Rei! Que o seu legado se espalhe para sempre por esse pais afora!!"

Erika Hilton: "Hoje nos despedimos de Zé Celso! Zé foi um artista provocador e inquieto, no teatro brasileiro fez história ao levar toda sua rebeldia para os palcos sem medo. Viva Zé Celso! Você é eterno! Minha solidariedade aos familiares, amigos e em especial a seu marido, Marcelo Drummond."

Serginho Groisman: "Viva para sempre Zé Celso Evoé!!"

Leandra Leal: "Zé Celso é revolução, amor, criação, Zé Celso é eterno. Que tristeza, sinto tanta admiração e amor. Meus sentimentos aos amigos, familiares e ao teatro."

Tarcísio Motta: "A cultura de um país é sua força e seu poder. Zé Celso foi um dos maiores que tivemos, com contribuições imensuráveis para as artes. Uma perda enorme, fruto de uma tragédia. Força aos que ficam. Zé Celso presente!"

Eduardo Suplicy: "Recebi com enorme tristeza a notícia da partida do querido Zé Celso Martinez Corrêa. Somos amigos da vida inteira e estivemos juntos em peças memoráveis no Teatro Oficina. Em homenagem a ele, vou seguir lutando pela criação do Parque do Rio Bixiga e em defesa do Teatro."

Dan Stulbach: "De que servem as redes sociais? Tão antissociais tantas vezes, reféns da autopromoção tantas outras. Eu sei lá. Agora minha ideia era só compartilhar contigo a tristeza da partida do Zé. Porque nem palavras eu tenho direito, é só sentimento e gratidão. Viva Zé Celso!"

Gilberto Gil: "Zé Celso marcou a história do Brasil e seu legado será eterno! Nossos sentimentos a familiares, amigos e admiradores."

Ana Maria Braga: "Parte hoje o ícone, o gênio, o artista. Os deuses do teatro estão em festa para te receber, Zé Celso. Meus sentimentos a todos que amam esse grande mestre."

Presidente Lula: "O Brasil se despede hoje de um dos maiores nomes da história do teatro brasileiro, um dos seus mais criativos artistas. José Celso Martinez Correa, ou Zé Celso, como sempre foi chamado carinhosamente, foi por toda a sua vida um artista que buscou a inovação e a renovação do teatro. Corajoso, sempre defendeu a democracia e a criatividade, muitas vezes enfrentando a censura. Transformou o Teatro Oficina em São Paulo em um espaço vivo de formação de novos artistas. Deixa um imenso legado na dramaturgia brasileira e na cultura nacional. Meus sentimentos aos seus familiares, alunos e admiradores. A trajetória de José Celso Martinez marcou a história das artes no Brasil e não será esquecida."

Leona Cavalli se emocionou e comoveu Ana Maria Braga em vídeo gravado para o Mais Você (TV Globo). A atriz disse que Zé Celso foi a primeira pessoa que "estendeu a mão" a ela na arte e relembrou o último encontro com o diretor:

"A última vez que estive com ele foi há um mês, no casamento dele e do Marcelo Drummond. Eu tive que sair mais cedo porque estava gravando e me despedi do Marcelo dizendo um 'até breve'. Quando eu fui dizer 'até breve' para o Zé, ele me interrompeu e falou: 'Até sempre'. E esse 'até sempre' que vou guardar pra sempre comigo, no meu coração. Essa força, esse amor incondicional pela arte e pela força da vida. Até sempre, Zé. Obrigada."

Camila Pitanga: "Uma abissal perplexidade!!! Zé Celso, um dos maiores brasileiros que já existiu, partiu. Fica todo o seu legado de luta pela liberdade, fica o Oficina e o porvir de vida semeada nesse espaço. Ficamos nós artistas convocados a estarmos atentos e fortes para a continuação da vida. Deixo cá o registro desse encontro de vida com meu pai, como símbolo de gostosura, liberdade e alegria. Que Dionísio te receba em festa, Zé. Evoé."

Cissa Guimarães: "Zé Celso! Vai na paz, vai na luz, vai na ALEGRIA! Obrigada por ter revolucionado o teatro ao longo dos seus mais de 60 anos de carreira, você sempre será uma imensa referência como artista para todos. Você fez história e deixou a sua marca aqui nesse mundo de todas as formas e jeitos possíveis. Muita luz pra você aí em cima! Agora só nos resta a saudade?"

Otávio Müller: "Roubei este pedaço de foto. Estamos olhando para o meu irmão, Fábio Assunção, quando vimos a remontagem do, Rei da Vela. Sempre te amei, Zé. Te amo. Amarei eternamente."

Regina Casé: "Saiba que a menininha que ia quase toda noite embarcar naquele navio, quando o Gracias Señor passou pelo Rio, ela que bem novinha pegava, com um pouco de medo, o ônibus noturno para vir ver com olhos arregalados suas maravilhas, essa garota hoje agradece a herança que você deixou... Você me deu CORAGEM!"

Zé Celso: criador do Teatro Oficina revolucionou as artes cênicas