Topo

De cadeira de rodas, Zé Celso casou no Teatro Oficina um mês antes da morte

Zé Celso e Marcelo Drummond se casam no Teatro Oficina, em São Paulo - Ronny Santos/Folhapress
Zé Celso e Marcelo Drummond se casam no Teatro Oficina, em São Paulo Imagem: Ronny Santos/Folhapress

Colaboração para Splash

06/07/2023 10h02

Morreu nesta quinta-feira (6) o dramaturgo José Celso Martínez Corrêa, o Zé Celso. Ele tinha 86 anos e estava internado na unidade de terapia intensiva do Hospital das Clínicas depois de ter 53% do corpo queimado em um incêndio causado por um aquecedor elétrico.

Zé Celso deixa o marido, o diretor de cinema Marcelo Drummond, de 60 anos. Ambos se conheceram em 1986, após um espetáculo realizado no Teatro Oficina —do qual o dramaturgo foi criador.

Casamento ocorreu em junho

Os dois estavam juntos há 37 anos e haviam oficializado a união no dia 6 de junho deste ano, em uma cerimônia no próprio Teatro Oficina.

O casamento teve uma celebração ecumênica-artística, com apresentações das cantoras Daniela Mercury, Marina Lima e Mariana de Moraes. A bênção aos noivos foi realizada pela atriz Leona Cavalli.

Zé Celso e Marcelo Drummond trocam alianças em cerimônia realizada em junho de 2023 - Eduardo Knapp/Folhapress - Eduardo Knapp/Folhapress
Zé Celso e Marcelo Drummond trocam alianças em cerimônia realizada em junho de 2023
Imagem: Eduardo Knapp/Folhapress

Os convidados da cerimônia também incluíam o maestro João Carlos Martins; as atrizes Julia Lemmertz, Bárbara Paz, Bete Coelho, Lígia Cortez e Joana Medeiros; e o deputado estadual Eduardo Suplicy.

Na quarta-feira (5), Suplicy visitou Zé Celso no hospital. Amigo de longa data do dramaturgo, o deputado afirmou que a situação era muito delicada. "Não se tem assegurado que ele vai conseguir ultrapassar essa enorme dificuldade dessas queimaduras", afirmou.

Casamento de Zé Celso e Marcelo Drummond teve apresentações artísticas - Eduardo Knapp/Folhapress - Eduardo Knapp/Folhapress
Casamento de Zé Celso e Marcelo Drummond teve apresentações artísticas
Imagem: Eduardo Knapp/Folhapress

Marido se declara nas redes sociais

Na quarta-feira (5), Drummond se declarou para Zé Celso nas redes sociais.

"Meu amor, meu marido. Tudo vai ficar bem, sigo com fé. Te amo há tanto tempo e cada vez mais. Sigo junto", escreveu.

Dramaturgo teve 53% do corpo queimado

O incêndio ocorreu na terça-feira (4) no prédio em que os dois moravam, no bairro Paraíso, em São Paulo. Zé Celso teve 53% do corpo queimado e foi levado ao hospital em estado grave.

Outros três moradores da casa, entre eles Marcelo Drummond, ficaram em observação. O cachorro de estimação da família, Nagô, teve alta da clínica veterinária pouco depois do incêndio.

A principal suspeita é de que a tragédia tenha ocorrido por causa de um aquecedor elétrico. As chamas teriam se alastrado por meio de peças de roupa, livros e outros objetos.

Zé Celso: criador do Teatro Oficina revolucionou as artes cênicas