Topo

Velório de Zé Celso Martinez será no Teatro Oficina

Zé Celso  - CARLA DE SOUZA/STF
Zé Celso Imagem: CARLA DE SOUZA/STF

De Splash, em São Paulo

06/07/2023 13h38

Morreu na manhã de hoje o dramaturgo Zé Celso Martínez, aos 86 anos. O diretor de teatro responsável pela revolução das artes cênicas no Brasil será velado no Teatro Oficina, companhia fundada por ele em 1958.

Zé Celso estava internado na UTI do Hospital das Clínicas após ter 53% do corpo queimado em um incêndio que atingiu sua residência, na capital paulista. A principal suspeita é que o incêndio tenha ocorrido por um aquecedor elétrico na madrugada de 4 de julho.

O velório do artista está ocorrendo na noite de hoje no Teatro Oficina, em São Paulo, e terá duração até às 9h desta sexta-feira (7). O rito será aberto ao público e serão organizadas filas para que todo mundo que deseja se despedir consiga entrar no teatro.

O horário de sepultamento do diretor ainda não foi confirmado pela família. O texto será atualizado assim que houver a informação.

Nascido em Araraquara, no interior de São Paulo, José Celso Martinez Corrêa se destacou por sua inovação cênica. Foi uma força motriz do movimento de contracultura, com peças disruptivas e atos de resistência.

É considerado um dos dramaturgos mais revolucionários do Brasil. Entre as suas peças mais famosas estão títulos como "Pequenos Burgueses", "O Rei da Vela" e a montagem icônica de "Roda Viva", de Chico Buarque, em 1968.

Zé Celso: criador do Teatro Oficina revolucionou as artes cênicas