Topo

Zé Celso entrou para lista da Forbes dois dias antes de incêndio

Zé Celso morreu hoje, aos 86 anos - Reprodução/Instagram
Zé Celso morreu hoje, aos 86 anos Imagem: Reprodução/Instagram

De Splash, em São Paulo

06/07/2023 10h34

Morreu hoje aos 86 anos o dramaturgo Zé Celso Martínez, em São Paulo. Ele estava internado desde a última terça-feira após um incêndio, e havia sido eternizado em lista da revista Forbes dois dias antes.

O artista havia sido selecionado para a lista 50 Over 50 2023, organizada pela revista Forbes. A seleção homenageia as 50 maiores personalidades brasileiras que estão acima dos 50 anos.

No texto sobre o trabalho de Zé Celso, a revista destaca:

"Depois de sofrer censura durante a ditadura, ele partiu para o exílio em Portugal, onde recompôs o Oficina-Samba e apresentou espetáculos. Em seguida, foi para Moçambique, onde realizou o filme 25, sobre a independência daquele país, e, em 1978, voltou a São Paulo."

"Em 1991, Zé Celso retornou à cena em As Boas, de Jean Genet. Figura que nunca se cansa de surpreender, casou-se este mês com seu companheiro de 37 anos e atualmente planeja a adaptação do livro A Queda do Céu, "soprado" pelo xamã ianomâmi Davi Kopenawa ao etnólogo francês Bruce Albert."

Destacado como um dos maiores nomes do teatro brasileiro, o fundador do Teatro Oficina recebeu dezenas de prêmios e tornou-se referência para a classe artística brasileira. Ele foi internado após um incêndio em seu apartamento, na zona sul da capital paulista.

Zé Celso: criador do Teatro Oficina revolucionou as artes cênicas