Topo

Estudante de 19 anos leva 15ª coroa de Miss Universo Brasil para o RS

Miss Rio Grande do Sul é eleita Miss Brasil 2023 - Reprodução/ Instagram @missuniverso.brasil
Miss Rio Grande do Sul é eleita Miss Brasil 2023 Imagem: Reprodução/ Instagram @missuniverso.brasil

Colaboração para Splash, em São Paulo

08/07/2023 22h22Atualizada em 09/07/2023 01h45

A estudante de jornalismo Maria Eduarda Brechane, 19, Miss Rio Grande do Sul, foi eleita nesta noite a 69ª Miss Universo Brasil, em São Paulo. Ela vai representar o Brasil no Miss Universo 2023, que vai ser em El Salvador. O concurso aconteceu no Pátio Welucci, na zona sul da capital paulista.

O segundo lugar ficou com a Miss Mato Grosso, Bárbara Reis. O terceiro lugar foi da Miss São Paulo, Vitória Brodt. Houve vaias da torcida quando ela saiu da disputa, enquanto outra parte do público gritava por Mato Grosso, que ficou com o vice.

Ao chegar no Top 3, Maria Eduarda teve a chance de discursar sobre um tema específico e o seu foi educação.

Ela iniciou a fala exaltando o papel da educação em sua vida: "Foi a educação que me trouxe aqui, que me abriu portas, horizontes, a ela eu sou muito grata. Tive o privilégio de ter um bom estudo e por isso me questionei muitas vezes: como eu posso fazer com que as minhas experiências, a minha vivência, os meus sonhos ajudem o próximo?".

1 - Raffael Cesar Rodrigues/ Miss Universo Brasil @raffarodriguess @missuniverso.brasil - Raffael Cesar Rodrigues/ Miss Universo Brasil @raffarodriguess @missuniverso.brasil
Miss Rio Grande do Sul 2023, Maria Eduarda Ribeiro Brechane, no início do confinamento
Imagem: Raffael Cesar Rodrigues/ Miss Universo Brasil @raffarodriguess @missuniverso.brasil

Ela então decidiu criar um projeto social: "Com 15 anos iniciei o meu primeiro projeto social trabalhando em escolas, levando a importância da educação e nunca mais parei. Hoje, aos 19 anos, eu sigo com as minhas palestras mostrando o quanto isso amplia a nossa vida e o quanto a educação, a cultura e o esporte, mudam realidades, porque isso aconteceu comigo. Se a educação pode te trazer ao Miss Brasil, ela pode nos levar até o universo", concluiu.

Já na etapa das perguntas, ela respondeu sobre como as misses podem utilizar sua influência e plataforma para combater o ódio nas redes sociais e promover um ambiente online mais seguro e inclusivo para todas as pessoas.

É muito importante falar sobre a questão do cyberbullying, porque além de ser crime, isso afeta muitas pessoas. Vemos que nas redes sociais não existe um controle em cima, então qualquer pessoa pode comentar qualquer coisa e assim afetar diversos indivíduos. O discurso de ódio nas redes sociais é algo real que precisa ser cuidado e é sim trabalho de uma miss usar a sua fala, sua influência para mudar essa história. Eu, hoje, trabalho nas minhas redes sociais com esse discurso de amor ao próximo, independente do seu credo, raça, do que acredita. [...] É nosso trabalho mudar isso como miss e mulher atuante na sociedade, Maria Brechane, eleita Miss Universo Brasil 2023

A jovem é a 15ª representante gaúcha a levar a coroa de Miss Brasil para o Rio Grande do Sul, que detém também uma coroa de Miss Universo, de 1963, com Ieda Maria Vargas, homenageada no evento. O estado é líder em vitórias no concurso de miss que garante vaga no Miss Universo.

O concurso

Após confinamento iniciado na última segunda-feira (3) e etapas como preliminar e entrevistas para avaliação, a final do Miss Brasil 2023 começou neste sábado (8) com mais de 30 minutos de atraso. Quando finalmente a transmissão foi iniciada, todas as 27 candidatas se apresentaram ao som de ritmos brasileiros.

Na sequência, a primeira eliminatória formou um Top 16 com os seguintes estados: DF (Thayná Lima), PE (Maria Erivânia), CE (Beatriz Militão), RN (Giovanna Maria França), SC (Sasha Benner Bauer), AL (Ruth Raphaela), AP (Alessandra Barcellos), AM (Alice Casanova), MT (Bárbara Reis), RS (Maria Eduarda Brechane), PR (Mariana Becker), TO (Victória Guarda), SP (Vitória Brodt), GO (Renata Guerra), PA (Milena Gomes) e SE (Gabriela Botelho).

1 - Reprodução/ Instagram @renataguerraotoni - Reprodução/ Instagram @renataguerraotoni
Renata Guerra e a filha Samira
Imagem: Reprodução/ Instagram @renataguerraotoni

Este foi o primeiro ano em que mães, casadas e divorciadas puderam participar do certame, após mudança do Miss Universo, mas somente uma das três mães avançou nos Tops: Renata Guerra, Miss Goiás. A Miss Maranhão, Lorena Maia, e a Miss Piauí, não conseguiram se classificar.

Após desfilarem de vestido de gala, este foi o Top 7 anunciado: Pará (Milena Gomes), Mato Grosso (Bárbara Reis), Sergipe (Gabriela Botelho), Rio Grande do Sul (Mariana Brechane), São Paulo (Vitória Brodt), Goiás (Renata Guerra) — escolhidas pelo júri; e Amazonas (Alice Casanova), escolhida a sétima finalista por voto popular. Todas desfilaram de maiô.

1 - Reprodução/ Instagram @umisstv @missuniverso.brasil - Reprodução/ Instagram @umisstv @missuniverso.brasil
O Top 2 do Miss Brasil 2023 foi formado por Rio Grande do Sul e Mato Grosso
Imagem: Reprodução/ Instagram @umisstv @missuniverso.brasil

Por fim, o Top 3 de finalistas foi composto por: Miss São Paulo, Vitória Brodt; Miss Mato Grosso, Bárbara Reis; e a Miss Rio Grande do Sul, Maria Eduarda Brechane.

O júri foi composto por nomes como Leila Lopes, Miss Angola eleita Miss Universo 2011 em São Paulo; a modelo e apresentadora Renata Kuerten; Julia Horta, Miss Brasil 2019 e Top 20 no Miss Universo; a jornalista Mônica Salgado; e o joalheiro Miguel Alvade, que criou a coroa deste ano que homenageou a primeira Miss Universo brasileira, Ieda Maria Vargas, que subiu no palco do concurso.

A capixaba Mia Mamede, Miss Brasil 2022, falou em entrevista a Splash suas expectativas para a sucessora:

"Minhas expectativas são as melhores, porque eu vejo que a cada ano que se passa as candidatas estão chegando mais preparadas, mais fortes e completas, entendendo que realmente não é só sobre beleza", afirma.

Ela ainda deu uma dica para a sucessora: "É o autoconhecimento que vai te dar o discernimento de escolher a porta certa e o autodesenvolvimento que dá as ferramentas para atravessar. Independente do resultado, você volta a melhor versão de si, aquela que você pode se orgulhar e todas as conquistas e habilidades serão úteis".

O concurso foi transmitido no canal do YouTube do Miss Universo Brasil, no canal 500 da NET/ClaroTV (TV fechada), no canal U Miss da SoulTV (streaming) e na Rede Meio Norte (TV aberta).

Final do Miss Universo Brasil 2023