Topo

Após cirurgia, funkeira desabafa que perderá metade de pé: 'Está necrosado'

MC Katia se recupera de uma cirurgia para retirada de um mioma de 5 cm do útero - Reprodução/Instagram
MC Katia se recupera de uma cirurgia para retirada de um mioma de 5 cm do útero Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para Splash, no Rio de Janeiro

09/07/2023 16h52

MC Katia, a Fiel, 47, em entrevista ao jornal Extra:

Após retirada de um mioma, a funkeira confessou que precisará amputar parte do pé. "Sigo me recuperando da cirurgia do mioma, mas ainda tenho uma luta, pois ainda estou com problemas na perna de circulação. Infelizmente, vou perder metade do pé, que está necrosado", disse ela.

Ela ainda corre o risco também de perder um pedaço da perna caso o seu quadro clínico não apresente evolução.

A funkeira disse que aceitou a sua condição, já que não há o que fazer. "Estou engolindo a seco, mas conformada, pois não tem outro jeito. Os médicos estão fazendo de tudo, mas a minha vida vale mais. Se tem que ser assim... Meus dedos estão todos pretos. Infelizmente, o mioma e o cigarro fizeram isso comigo", lamentou.

Na quarta-feira passada (5), ela fez uma cirurgia para retirada de um mioma de 5 cm do útero. A funkeira continua se recuperando do procedimento no Hospital Souza Aguiar, na Centro do Rio de Janeiro. Há um ano, ela descobriu um tumor beligno no útero, que comprometeu os seus rins e a deixou impossibilitada de andar. Além disso, ela sofre de trombose e confessa estar sem dinheiro para comprar remédios.

"Há um ano, estou passando por problemas sérios de saúde. Hoje me encontro totalmente debilitada de tudo. Tenho um tumor beligno no meu útero. Vou operar e perder o útero e o ovário. Por causa desse mioma, meus rins estão parando de funcionar. E isso está me prejudicando, pois eu não estou conseguindo mais andar. Preciso tirar esse mioma para os meus rins voltarem a funcionar e eu poder voltar a andar", contou nas redes sociais, em um vídeo divulgado no dia 20 do mês passado.

Ela mostrou os exames, a perna e disse estar em tratamento pelo SUS (Sistema Único de Saúde). "Os meus rins estão no limite. Estou com muita dor meu pé. Ele queima, doí. Estou urinando e evacuando pouco. Estou há semanas sem dormir por causa da dor. Não posso tomar nenhum remédio anti-inflamatório e antibiótico, porque faz os rins pararam. Além disso, estou com trombose", disse.

Pelo problema de saúde, Katia disse estar sem trabalhar e pediu ajuda dos fãs. Na internet, ela pede que os seguidores colaborem financeiramente. "Tenho que tomar o anticoagulante, que não é barato. Isso tudo que está acontecendo comigo, fez com que eu parasse dentro de casa. Não ando dentro de casa, estou de repouso, o meu trabalho é o funk, eu não tenho outro recurso. O meu marido trabalha comigo, a minha família acaba me dando um pouquinho aqui e ali", afirmou.

Ela acrescentou: "Eu vim dar uma satisfação para vocês do por que eu estou sumida dos palcos. Estou cuidando da minha saúde. Quem puder me ajudar em alguma coisa", disse ela, divulgando em seguida um contato para receber doação em dinheiro", destacou.

Em 2020, Katia participou do clipe "Rainha de Favela", de Ludmilla, quando decidiu voltar ao mundo do funk. Na gravação, ela esteve ao lado de outras pioneiras do funk carioca, por exemplo, Valesca Popozuda e Tati Quebra Barraco.

MC Katia ingressou no funk no início dos anos 2000. À época, ela era mãe solteira e trabalhava como auxiliar de serviços gerais. A funkeira decidiu soltar a voz e retratar as mulheres de comunidades, iniciando a carreira com "Ata Vai me Pegar".