Topo

Taylor Swift vampira? Música de Olivia Rodrigo seria indireta à cantora

Nova música de Olivia Rodrigo seria indireta para Taylor Swift - Instagram/@taylorswift
Nova música de Olivia Rodrigo seria indireta para Taylor Swift Imagem: Instagram/@taylorswift

De Splash, em São Paulo

11/07/2023 11h04

Nova música de Olivia Rodrigo, "Vampire" deu o que falar após seu lançamento, devido à letra "cheia de raiva", como ela define, e com metáforas de que teria sido atacada por um vampiro que se aproveitou de sua fama.

Basta uma olhada na canção para notar que ela é repleta de indiretas a pessoas que a alguém que a teria traído e, talvez, mensagens endereçadas a outra pessoa bem famosa na indústria musical: Taylor Swift.

Desde o lançamento do single, que chegou ao topo da Billboard Hot 100, fãs das artistas analisaram verso por verso da música e encontraram vários trechos que poderiam ser sobre a relação das duas.

De ídola a "famefucker"

Olivia Rodrigo nunca escondeu sua admiração por Taylor Swift. Inclusive, ela já se intitulou "a maior Swiftie de todo o mundo", em entrevista à rádio Capital FM.

Taylor foi creditada por Olivia como coautora de "1 step forward, 3 steps back", que tem os mesmos acordes de "New Year's Day" da veterana.

As artistas posaram para as câmeras juntas no Brit Awards, em maio de 2021, e Olivia chegou a receber mimos de Swift após o lançamento da regravação de seu álbum "Fearless".

Depois de Olivia lançar seu primeiro álbum, "Sour", Taylor foi creditada retroativamente na música "Deja Vu". Sua equipe solicitou os créditos devido às semelhanças com "Cruel Summer", de Swift.

Taylor, seu produtor, Jack Antonoff e a cantora St. Vincent ganham 50% dos royalties — direitos autorais pagos aos detentores de uma obra musical — de "Deja Vu".

Taylor recebeu indicações junto à Olivia e sua equipe em todas as categorias do Grammy às quais "Sour" foi indicado. No entanto, a Recording Academy voltou atrás e retirou os nomes de Swift e seu produtor, já que eles não participaram ativamente na criação do álbum.

Olivia admitiu que enfrentou "meninas malvadas" da indústria musical, em entrevista à revista americana Rolling Stone ao lado de Alanis Morissette.

Ela também disse que foi "frustrante ver as pessoas desacreditarem e negarem" sua criatividade em entrevista à revista Time.

Taylor escolheu Sabrina Carpenter, que supostamente viveu um triângulo amoroso com Olivia e Joshua Bassett, para abrir seus shows da turnê The Eras, incluindo os no Brasil. A relação caótica entre os três foi tema de várias de suas músicas.

Ao lançar "Vampire", Olivia disse que a canção era "sobre se sentir usada e sobre toda a raiva, arrependimento e desgosto que vem com isso".

Olivia fala "you only come out at night" [você só sai à noite], o que pode estar relacionado com o álbum "Midnights" de Swift, que foi escrito durante "noites mal dormidas" da cantora.

O refrão "The way you sold me for parts / As you sunk your teeth into me / Bloodsucker, famefucker / Bleedin' me dry like a goddamn vampire" [O jeito que você me vendeu em partes / Enquanto cravava seus dentes em mim / Sanguessuga, aproveitadora / Me sugando até secar como a droga de um vampiro] pode ser uma analogia à forma como Taylor ganhou dinheiro com seu trabalho.

"I loved you truly / You gotta laugh at the stupidity" [Eu te amei de verdade / Você tem que rir da estupidez] pode ser sobre a antiga ídola, que a desapontou.