Topo

'Safados': por que o filho de Chacrinha quer processar Assembleia do Ceará?

Filho de Chacrinha ameaça processar Assembleia do CE por uso de imagem - Fátima Pombo/Folhapress/Acervo Leleco Barbosa/Divulgação
Filho de Chacrinha ameaça processar Assembleia do CE por uso de imagem Imagem: Fátima Pombo/Folhapress/Acervo Leleco Barbosa/Divulgação

De Splash, em São Paulo

13/07/2023 12h00

Leleco Barbosa, filho de Chacrinha (1917-1988), afirma que vai levar à Justiça a briga com a Alece (Assembleia Legislativa do Ceará), caso não tenha um retorno do presidente da Casa Legislativa, o deputado Evandro Leitão (PDT).

O herdeiro do eterno guerreiro pede que o podcast O Chacrinha Tinha Razão, produzido pela Alece, seja retirado do ar e o pagamento de um ressarcimento em dinheiro — ele não revelou o valor proposto. O diretor alega que não houve autorização da família.

Por meio de nota, a Assembleia do Ceará informou que o programa foi idealizado para debater temas relacionados à comunicação e que não tem caráter biográfico. "Em nenhum momento a imagem do comunicador foi utilizada para fins comerciais e financeiros. O programa foi descontinuado até que haja entendimento sobre o assunto. A Procuradoria da Alece já está em contato com a família do Chacrinha."

Em conversa com Splash, Leleco fala da busca por um acordo "amigável", acusou o Legislativo do Ceará de cometer "crimes de direitos autorais" e falou do legado deixado pelo pai.

"Há mais de um mês que eles estão me fazendo de gato e sapato, de peteca. Joga para cá, joga para lá. E eu mandando mensagem. Quero fazer uma coisa amigável. E nós pedimos uma quantia para eles. Razoável, não muito", explica.

O diretor contesta o argumento de que o podcast seja uma "homenagem" e ressalta a necessidade de autorização, já que o nome do pai está registrado e protegido pela lei de direitos autorais.

"É a mesma coisa que se eu fizesse um programa usando a imagem do Pelé, sem pedir autorização. De Silvio Santos, sem pedir autorização. De Roberto Carlos, sem pedir autorização. De Ayrton Senna, sem pedir autorização. Isso é crime de direitos autorais."

Ele afirma que vai à Justiça caso não tenha nenhum retorno. "Se não se pronunciar, a Justiça já está pronta. A causa para gente entrar na Justiça contra eles. Aí vai sair mais caro. É o que eu faria. São safados [...] é um acordo modesto. Pelo crime que foi feito, foi modesto."

O filho de Chacrinha ainda diz acreditar na possibilidade de um acordo. "A Justiça demora. É cansativo. É desgastante. Vamos fazer uma coisa amigável. Você vai pagar bem menos que eu te cobrei. Fazer uma coisa amigável e acabar com isso."

Leleco cuida do legado do pai há 35 anos. "Graças a Deus ele continuou sendo o maior comunicador do Brasil de todos os tempos. Por isso é que fazem isso com ele. Porra, se coloca no meu lugar."

O que aconteceu:

A Assembleia Legislativa do Ceará produziu o podcast O Chacrinha Tinha Razão.

Leleco Barbosa decidiu enviar uma notificação extrajudicial ao deputado Evandro Leitão, presidente da Alece (Assembleia Legislativa do Estado do Ceará).

O herdeiro do eterno guerreiro pede que o podcast seja retirado do ar. Ele alega que não houve autorização da família.