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Por que Virginia Fonseca é processada após parceria com marca de óculos?

Virginia Fonseca lançou coleção de óculos pela marca BY IK em 2022 - Reprodução/Instagram
Virginia Fonseca lançou coleção de óculos pela marca BY IK em 2022 Imagem: Reprodução/Instagram

De Splash, no Rio

13/07/2023 17h54

Virginia Fonseca, 24, é processada por duas seguidoras por suposto calote. As mulheres foram à Justiça após comprarem óculos da linha da influenciadora para a marca BY IK (MBC Comércio de Acessórios Ltda.), e não receberem os produtos em casa.

A parceria de Virginia com a marca de óculos começou no ano passado, mas não durou muito tempo e já foi cancelada. A linha da influenciadora foi lançada em agosto e foi anunciada para milhões de seguidores em suas redes sociais.

Em abril deste ano, após as primeiras críticas, a esposa de Zé Felipe explicou que rompeu o negócio. "Fiz minha linha de óculos com a empresa IK. Acontece que ela não cumpriu com suas obrigações nem com vocês e nem comigo. [Me] desvinculei da marca e eles continuam usando minha imagem", disse, à época.

No site Reclame Aqui, quase 65% dos problemas envolvendo a marca de óculos é sobre o não recebimento de produtos. Atraso na entrega e propaganda enganosa também são citados pelos clientes.

Em uma reclamação publicada no site, consumidor diz que adquiriu todos os produtos já lanços por Virginia e que a linha óculos foi a primeira a causar decepção: "A armação já vem com a haste torta e parece que vai quebrar a qualquer momento".

Splash procurou a assessoria de Virginia e da marca BY IK, mas ainda não obteve retorno. Espaço segue aberto.

As influenciadoras Vanessa Lopes, Karoline Lima e Gabi Brandt também têm linhas de óculos desenvolvidas pela marca.

O que dizem os processos?

A primeira ação contra Virginia e BY IK aponta que houve "má prestação de serviços" por parte da influenciadora e da empresa, além de pedir R$ 10 mil de indenização por danos morais.

O advogado Jean Magno de Castro, que representa a autora da ação, disse que até o momento o problema não foi resolvido. "Não recebeu nenhuma resposta e não consegue sequer alguma informação. A cliente não viu outra alternativa a não ser entrar judicialmente, para se valer de seu direito", comentou o advogado, em conversa com Splash.

A autora da segunda ação afirma ter comprado três pares de óculos e perdido o valor de R$ 120. A mulher pede a restituição do valor e mais R$ 1.000 em danos materiais, para arcar com os honorários da defesa no processo.

Além disso, como os pares de óculos seriam usados em uma viagem, a seguidora pede no mínimo R$ 10 mil por danos morais de cada ré no processo.