Topo

Ator do Globoplay relata abordagem violenta de policial: 'Me deu chutes'

André Dread foi abordado por policial depois de terminar um dia de trabalho de filmagem  - Divulgação
André Dread foi abordado por policial depois de terminar um dia de trabalho de filmagem Imagem: Divulgação

Colaboração para Splash, no Rio de Janeiro

14/07/2023 16h31

O ator, André Dread, 41, da série "A Divisão", do Globoplay, em entrevista à Quem:

Quando retornavada das filmagens de seu primeiro filme, ele foi abordado e foi vítima da violência policial, em 2006. "Já tive meus direitos de ir e vir violados por um policial que me abordou de forma truculenta enquanto voltava das filmagens do meu primeiro longa-metragem. Minha mãe nunca bateu na minha cara, mas um policial se achou no direito de fazer isso", relembrou.

Tive meu texto e pertences jogados no chão. Quando disse que era ator, ele desdenhou, me deu chutes e falou que aquela hora não era hora de estar na rua, como se eu estivesse vivendo uma ditadura militar.André Dread

Na vida profissional, o ator se prepara para a estreia de "Cadê o Amarildo?", no dia 14 deste mês, no streaming. André estará no elenco do documentário, onde interpreta um policial. O documentário narra a história de Amarildo Dias de Souza, dado como morto, depois de ter sido detido por policiais militares em 2013. O desaparecimento do ajudante de pedreiro se tornou um símbolo do abuso e truculência policial.

O Caso Amarildo teve uma comoção mundial, mas quantos outros Amarildos não temos por aí? Como defensor dos direitos humanos, eu acredito na justiça, e que condutas de abusos de poder devam ser respondidos perante a lei e não com violência e ódio.André Dread

O ator destaca a importância de fazer parte do projeto que conta a história do ajudante de pedreiro. "Enquanto ator preto e periférico, acho importante a conscientização da população sobre esse tema. Até porque, eu já fui vítima dele. Claro que não generalizo o trabalho do Estado, acredito que tenha bons policiais que fazem o seu trabalho dentro da lei. Enquanto artista o meu lugar de fala permite contribuir para que outros jovens negros não passem pelo que passei", contou o ator, que nasceu na Cidade de Deus, no Rio de Janeiro.

Além de "A Divisão" e "Cadê o Amarildo?", o ator carioca também pode ser visto em "5x Favela", "Subúrbia" e na novela a "Regra do Jogo".