Topo

Jorge Aragão é diagnosticado com câncer que atinge o sistema linfático

Jorge Aragão foi diagnosticado com um linfoma não-Hodgkin - Zo Guimaraes/UOL
Jorge Aragão foi diagnosticado com um linfoma não-Hodgkin Imagem: Zo Guimaraes/UOL

De Splas, em São Paulo

15/07/2023 10h33

Jorge Aragão, 74, foi diagnosticado com um linfoma não Hodgkin — um tipo de câncer que acomete o sistema linfático. A informação foi confirmada a Splash pela assessoria de imprensa do artista.

"Em respeito aos amigos, contratantes e fãs, o cantor e compositor Jorge Aragão, através de sua assessoria de imprensa, torna público informar que após uma bateria de exames foi diagnosticado com um linfoma não Hodgkin", diz a nota oficial.

O músico dará início ao tratamento imediatamente. "Segue confiante, sob o cuidado da hematologista Caroline Rebello, e contando com o apoio, orações e energias positivas de todos para seguir tranquilo."

A equipe do sambista ressaltou que os compromissos profissionais estão mantidos, "à medida do que for possível."

O linfoma não Hodgkin é um tipo de câncer que acomete o sistema linfático, de acordo com informações do INCA (Instituto Nacional de Câncer). A doença tem origem nas células do sistema linfático e "se espalha de maneira não ordenada". Segundo o órgão, existem mais de 20 tipos diferentes de linfoma não Hodgkin.

Principais sintomas do linfoma não Hodgkin são inchaço nos gânglios do pescoço, das axilas e da virilha, suor noturno excessivo, febre, coceira na pele e perda de peso.

A atriz e escritora Jane Fonda, 85, também foi diagnosticada com um linfoma não Hodgkin no ano passado. À época, ela compartilhou a notícia por meio de publicação nas redes sociais. Este é um câncer muito tratável. 80% das pessoas sobrevivem, então me sinto com muita sorte", contou.

Problemas de saúde

Jorge Aragão ficou internado para tratar de um problema na vesícula, em junho de 2022. "Aragão tranquiliza os seus fãs, afirmando que está bem e que a ida ao hospital trata de um problema na vesícula, que já o incomodava desde 2020, mas não pode ser tratado cirurgicamente devido à covid-19", disse a equipe do cantor.

Em novembro de 2021, ele foi internado por três dias para tratar problemas no coração. O sambista permaneceu no hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo e passou por um cateterismo cardíaco com angioplastia coronariana.

O cantor permaneceu mais de duas semanas internado no Rio de Janeiro por complicações de covid-19 em 2020. À época, após receber alta, o artista disse que chegou a acreditar que não sobreviveria.