Topo

'Mágicos contrataram gângster para me assassinar': Por onde anda Mister M?

Mister M fez sucesso no fim da década de 90 em quadro de magia no Fantástico - Divulgação/Fox
Mister M fez sucesso no fim da década de 90 em quadro de magia no Fantástico Imagem: Divulgação/Fox

De Splash, em São Paulo

16/07/2023 04h00

Se você cresceu nos anos 1990, foi impactado pelas exibições de Mister M na televisão. O mágico mascarado caiu nas graças do público ao expor os segredos dos truques, mas foi banido de todas as associações de mágicos do mundo e odiado por seus pares.

"Ahhh, Mister M! Príncipe negro das trevas, mago negro das sombras, paladino mascarado, príncipe negro dos sortilégios, cavaleiro negro da escuridão...", narrava Cid Moreira, em apresentação de Mister M em quadro no Fantástico (Globo), em 1999.

Mais de 20 anos após o sucesso no Brasil, Mister M vive uma vida pacata nos Estados Unidos após enfrentar um câncer de próstata. Splash conta por onde anda o mágico mascarado.

Quem é o Mister M?

Quem está por trás do personagem Mister M é Leonard Montano, 67, que ficou conhecido pelo nome artístico de Val Valentino. Nascido em Los Angeles, nos Estados Unidos, Leonard iniciou a vida no ilusionismo ainda criança graças a uma bola e um vaso que ganhou de presente de seu pai.

Decidido a viver com sua arte dos truques, o artista se mudou para Las Vegas no início da década de 1990 para fazer shows em cassinos e boates.

Entrada na televisão

Leonard Montano, ou melhor, Val Valentino, foi encontrado por um caça talentos do canal Fox durante as suas exibições de ilusionismo na "cidade do pecado". Entre os anos de 1997 e 1999, o artista expôs na TV os inúmeros métodos dos mágicos em série especial de quatro temporadas chamado "Breaking the Magician's Code".

Para chamar atenção do público, o artista decidiu criar o personagem do mágico mascarado, para manter o mistério em torno de sua verdadeira identidade. Porém, antes do encerramento dos trabalhos na Fox, ele acabou revelando seu rosto ao público.

"No mundo todo sou conhecido como masked magician, o mágico mascarado. Mas como é difícil traduzir para o português, a outra rede [Globo] deixou Mister M para facilitar", disse ele, no programa The Noite (SBT), em 2020.

No Brasil, o Mister M ficou conhecido graças ao programa dominical Fantástico (Globo) no fim da década de 1990. O quadro chegou a figurar no Domingo Legal (SBT) e Tudo é Possível (Record), posteriormente.

Por que expor os segredos de mágicos?

Ao final da série na Fox, em 1999, Leonard Montano relatou saber que era odiado por seus colegas de profissão, mas disse que revelar os truques de mágica era uma forma de inspirar os jovens a se interessarem pela arte.

Em 2020, o ilusionista passou férias no Brasil e confidenciou ao apresentador Danilo Gentili, no programa The Noite, que correu risco de vida por expor os truques na televisão. "Os mágicos formaram uma organização contra a revelação dos truques. Eles juntaram dinheiro para contratar um gângster e me assassinar. Isso está documentado."

No ano seguinte, em papo com o mágico Joshua Jay, Mister M reforçou o discurso de que contar os truques de mágica tinha a meta de mostrar aos jovens as curiosidades da arte. Ele argumentou que expor os métodos clássicos de magia era para incentivar os colegas de trabalho a investirem em novidades e deixar no passado os tradicionais e famosos truques básicos.

Leonard nunca foi punido por revelar os truques de mágica. Ao contrário de profissões como medicina e direito, não há processo de certificação para se tornar um mágico. Portanto, quebrar um código de ética não acarreta penalidades legais.

Efeito Mister M na Globo

A Globo colheu bons frutos de audiência com a exibição do quadro de Mister M no Fantástico no fim da década de 1990, mas também teve de enfrentar a ira de mágicos brasileiros. Em março de 1999, dois meses após lançar o quadro, a Justiça determinou a suspensão da atração após 25 mágicos gaúchos — que fundaram a Associação dos Mágicos Gaúchos Vítimas do Programa Fantástico — entrarem com medida cautelar.

Pouco tempo depois, o canal conseguiu reverter a decisão e voltou a exibir as revelações dos truques de magia. Entretanto, ficou de 1999 a 2008 em uma batalha judicial para indenizar os mágicos gaúchos sob alegação de "menosprezo a arte da mágica".

Em 2008, o STJ decidiu que a Globo e a TV Gaúcha, a afiliada do canal, não teriam de efetuar pagamento de indenização por danos morais e materiais à Associação dos Mágicos Vítimas do Programa Fantástico. "Não houve conduta ilícita ou censurável das empresas na transmissão televisiva do quadro denominado Mister M", diz a decisão.

Por onde anda Mister M?

Leonard Montano vive a vida longe dos holofotes nos Estados Unidos e usa as redes sociais para exposições esporádicas e divulgação de exibições de ilusionismo pelo mundo.

Em 2011, o ilusionista foi diagnosticado com câncer de próstata e se afastou dos palcos para focar no tratamento. Seis anos depois, ele deu entrevista ao Domingo Espetacular (Record) pedindo ajuda financeira após secar as economias com o tratamento.

Já em 2019, ele anunciou que estava curado e contou no programa The Noite que uma mensagem do além salvou sua vida.

Na época, me deram poucos meses de vida. Eu pensei que, se outras pessoas se curaram, eu também conseguiria. Recebi uma mensagem de outra dimensão de como eu poderia me curar e, graças a Deus, ainda estou aqui.
Leonard Montano

No ano seguinte, Leonard retornou ao Brasil dizendo que estava no país para cumprir uma missão após descobrir que a voz do além era de sua mãe. "Percebi que a mulher era a minha mãe, que tinha morrido. E ela estava me contando mulitas coisas. Naquele momento, eu não reconheci a minha mãe, porque ela morreu com 86 anos. Mas quando passei para o outro lado, ela estava com 30 anos. E ela me mandou nessa missão de vir para o Brasil", disse ele, ao canal Inteligência Ltda, no YouTube.