Topo

Proibição, bonecas polêmicas, crise política: veja curiosidades de 'Barbie'

Margot Robbie é protagonista e produtora de "Barbie", dirigido por Greta Gerwig - Warner Bros. Pictures/Divulgação
Margot Robbie é protagonista e produtora de 'Barbie', dirigido por Greta Gerwig Imagem: Warner Bros. Pictures/Divulgação

De Splash, em São Paulo

20/07/2023 09h56

Chega hoje aos cinemas "Barbie", aguardado filme estrelado por Margot Robbie no papel da boneca mais famosa do mundo. Dirigido por Greta Gerwig, o longa que vem gerando um grande burburinho nas redes sociais e a profusão de comidas, bebidas, roupas e acessórios rosa em todos os cantos se tornou um fenômeno como poucos no cinema. Veja curiosidades e o que você precisa saber antes de assistir ao filme.

Projeto de longa data. Anunciado originalmente em 2009, o filme passou por múltiplas iterações antes da final. Inicialmente, a produção era da Universal Pictures, que perdeu o contrato para a Sony Pictures em 2014. Jenny Bricks e Diablo Cody chegaram a ser anunciadas como roteiristas e, para o papel principal, rodaram os nomes de Amy Schumer e Anne Hathaway. Quando nada disso deu certo, a Sony perdeu o contrato para a Warner, que enfim levou o projeto à frente com Robbie e Gerwig.

Teaser foi proibido no Brasil pelo Conar. O primeiro teaser de divulgação do filme, uma paródia da cena de abertura do clássico "2001: Uma Odisséia no Espaço", chegou a ser suspenso nos cinemas brasileiros pelo Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária. Na peça, crianças aparecem brincando com as bonecas, até que uma das meninas começa a quebrar a cabeça dos brinquedos e, segundo o órgão, não seguia as recomendações do Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária. A proibição foi suspensa após o Ministério da Justiça conceder Classificação Indicativa para maiores de 12 anos à obra.

Banido no Vietnã. No início do mês, o lançamento do filme no Vietnã foi cancelado, em virtude da inclusão de uma cena com um mapa do mundo real que supostamente mostra a Linha das Nove Raias, usada em mapas chineses para ilustrar as reivindicações da China sobre a área marítima. Nas Filipinas, o filme será lançado com a cena que mostra o controverso mapa borrada. Segundo a Warner Bros., o mapa é apenas um "desenho infantil de um mapa feito com giz de cera", e representa o que Barbie acredita ser o mundo real.

Margot Robbie e Greta Gerwig tiveram um desentendimento com a Mattel. Um dos executivos da marca chegou a ir até o set de filmagens para tentar impedir que uma cena específica fosse rodada. As duas, então, precisaram convencê-lo de manter a cena em questão no longa, e fizeram isso encenando o momento ao vivo na frente dele. Em entrevista à revista Time, Robbie explicou que, no papel, a cena não tinha tantas nuances quanto em tela.

Margot Robbie homenageou os looks da boneca em eventos. Cada pré-estreia trazia um detalhe e uma homenagem diferente na roupa escolhida para a protagonista de "Barbie". A atriz australiana usou vestidos e conjuntos que faziam referência a algumas das Barbies mais icônicas já lançadas no mercado — inclusive a primeiríssima de 1959 e a Barbie "Solo in the Spotlight", que trajava um vestido longo preto. Produzido sob medida para a atriz pela Maison Schiaparelli, o look gerou impacto de US$ 2 milhões em valor de mercado para a grife.

Filme tem bonecas que foram descontinuadas. "Só há um único Allan", diz uma das peças de divulgação do filme, sobre o personagem de Michael Cera. E é verdade: o boneco, amigo de Ken, foi descontinuado junto à sua esposa, Midge (Emerald Fennell), após reclamações de pais por supostamente "promoverem gravidez na adolescência".