Topo

Shakira é alvo de mais um processo por suposta fraude fiscal na Espanha

Shakira agora é acusada de ter cometido fraude fiscal em 2018 - Gareth Cattermole/Getty Images
Shakira agora é acusada de ter cometido fraude fiscal em 2018 Imagem: Gareth Cattermole/Getty Images

De Splash, em São Paulo

20/07/2023 09h00Atualizada em 20/07/2023 12h04

Shakira se tornou alvo de um novo processo de fraude fiscal na justiça espanhola. Agora, ela é acusada de ter cometido o crime na declaração de renda de 2018.

Ela já responde a outro processo no mesmo tribunal, na cidade de Esplugues de Llobregat. Nesse primeiro caso, Shakira é acusada de ter omitido 14,5 milhões de euros (R$ 78 milhões) da receita espanhola entre 2012 e 2014, e a promotoria pede que ela seja presa por oito anos.

O novo processo foi confirmado pelo tribunal ao jornal Daily Mail. "A Corte de Instrução Número 2 em Esplugues de Llobregat abriu um processo a partir de uma denúncia apresentada pela promotoria contra a cantora Shakira por dois supostos crimes fiscais relativos ao imposto de renda e ao imposto sobre fortunas no ano fiscal espanhol de 2018", diz a nota enviada pela corte.

Shakira ainda não se pronunciou sobre o novo processo. Sobre o antigo, ela disse ser alvo de perseguição do Tesouro Espanhol, que teria utilizado "métodos inaceitáveis para manchar sua reputação e forçá-la a aceitar um acordo".

A questão também já foi citada numa música da colombiana. No hit "BZRP Music Sessions #53", cheio de indiretas para Piqué, ex-marido da cantora, ela sugere que o problema é culpa dele: "Me deixou com a sogra de vizinha, com a imprensa na porta e uma dívida na Fazenda".