Topo

Tony Bennett gravou Jobim, cantou com Ana Carolina e conversou com Jô

Tony Bennett e Ana Carolina já gravaram juntos - Divulgação
Tony Bennett e Ana Carolina já gravaram juntos Imagem: Divulgação

De Splash, em São Paulo

22/07/2023 04h00

Tony Bennett, que morreu ontem, aos 96 anos, tinha ligações especiais com o Brasil.

Nos anos 1960 e 1970, o músico, encantado pela Bossa Nova, gravou uma série de canções de Tom Jobim e Vinicius de Moraes. Em inglês, faixas como "Insensatez" ("How Insensitive"), "Vou Te Contar" ("Wave") e "Samba do Avião" ("Song of the Jet") ganharam versões na voz do crooner.

Fã do gênero, Bennett tinha como cantores preferidos os brasileiros João Gilberto e Leny Andrade. Costumava marcar presença nos shows de Leny nos Estados Unidos e se tornou amigo da artista. Ela conta que era chamada pelo músico de "Ella Fitzgerald brasileira".

Em 2009, o americano falou de sua admiração por João Gilberto, que morreu em julho de 2019, em entrevista a Jô Soares no Programa do Jô (TV Globo).

É meu cantor preferido. [...] Ele canta tão suavemente e com uma dicção tão clara que [em um show] podíamos até ouvir os grilos ali perto.

Em 2012, Bennett fez duetos com Ana Carolina e Maria Gadú para o álbum "Viva Duets". Elas regravaram, respectivamente, as clássicas "The Very Thought Of You" e "Blue Velvet", incluindo versos em português.

Mais uma vez, o músico se encantou por artistas brasileiras: encheu Gadú de elogios e se apresentou no Rio de Janeiro ao lado de Ana Carolina. "Maria é um doce de pessoa, a pessoa mais doce que eu já conheci, tão meiga...", disse à revista Veja, na época.

O que aconteceu:

Morreu aos 96 anos Tony Bennett, lenda do pop e jazz americano, em 21 de julho. Ele estava em sua casa em Nova York, segundo comunicado de sua assessora enviado à Associated Press.

Ele foi diagnosticado com Alzheimer em 2016, mas não parou de se apresentar por mais cinco anos.

Tony Bennett foi descrito por Frank Sinatra como o melhor cantor de pop no mundo. Com uma carreira que se estendeu por oito décadas, Bennett foi um dos mais famosos vocalistas de pop, show tunes, e jazz. Lançou 70 álbuns, ganhou 20 Grammys e vendeu mais de 50 milhões de discos.

A última aparição pública de Tony Bennett foi em agosto de 2021, quando se apresentou com Lady Gaga no Radio City Music Hall, em Nova York.